BNDES e BRDE fecham parceria para compartilhar conhecimento em concessões

O diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa, e o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Junior, firmaram novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as instituições. O objetivo é promover o compartilhamento de informações, práticas e processos […]

Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor
Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor

O diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa, e o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Junior, firmaram novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as instituições. O objetivo é promover o compartilhamento de informações, práticas e processos para apoiar técnica e operacionalmente Estados e municípios na identificação, seleção, concepção e estruturação de projetos de concessão comum e parceria público-privada (PPP). A parceria tem vigência de 36 meses.

Segundo o BNDES, ao formalizar o acordo, as duas instituições têm a oportunidade de ampliar seu escopo de atuação e diversificar suas fontes de conhecimento, beneficiando-se, mutuamente, das melhores práticas, metodologias e lições aprendidas em projetos de PPPs e concessões, bem como do conhecimento regional.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O ACT visa fomentar iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento regional e a infraestrutura do país. Para tantp, está prevista uma série de ações para o intercâmbio de conhecimentos, como treinamentos, capacitações e pesquisas. Não haverá repasses de recursos entre as duas instituições.

Segundo Nelson Barbosa, BNDES e BRDE são duas instituições que trabalham juntas há muito tempo, e o ACT dará continuidade e aprofundará ainda mais a parceria. “O governo federal colocou recursos [no RS] e, para serem bem aplicados, essa ação tem que ser via instituições locais que melhor conhecem a realidade da região”, disse ele. O diretor ressaltou a importância dos bancos de desenvolvimento diante dos extremos climáticos.

Últimas em Economia

“Será necessário grande investimento em adaptação, em infraestrutura e realocação, mas para fazer isso o banco de desenvolvimento é fundamental. O mercado não faz porque o risco é muito grande. Por isso, a importância dessa colaboração”, completou Barbosa.

Para Vieira, o acordo vai aprimorar o conhecimento e a expertise da equipe do BRDE, além de colaborar com as ações da instituição. Na assinatura, nesta terça-feira (15), na sede do BNDES, no Rio, Vieira lembrou a catástrofe climática no estado gaúcho.

“Quero, em nome do BRDE, reconhecer, como gaúcho e representante do estado do Rio Grande do Sul, o trabalho da União na reconstrução do estado, como os recursos que foram para lá mandados, e a própria atuação do BNDES, que instalou um escritório lá no Rio Grande do Sul durante 30 dias.”

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS