IF Hoje: No Boletim Focus, mercado vê inflação caindo com Selic estável em 13,75% ao ano
Mercado financeiro parece mais confiante na habilidade do BC em segurar o IPCA neste ano
Depois de uma semana de divulgação de diversos indicadores econômicos importantes, a pesquisa semanal Focus, do Banco Central, trouxe na manhã desta segunda-feira (19) as projeções dos analistas do mercado financeiro para o PIB (Produto Interno Bruto), o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e a taxa Selic ao final do ano. É a partir do cenário traçado pela combinação desses dados que os investidores definem suas estratégias de curto prazo.
A previsão mais importante neste momento é a da taxa de juros. Pela 13a. semana consecutiva, os analistas mantiveram a estimativa para a Selic nos atuais 13,75% ao ano até o final de 2022. O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decide na quarta (21) se vai de fato seguir a sinalização dada na reunião do início de agosto de que estava parando de elevar a taxa.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Ao mesmo tempo, os analistas consultados na Focus reduziram a projeção para a inflação neste ano pela 12a. semana seguida, de 6,4% para 6%. O IPCA de agosto registrou deflação de 0,36% ante julho, e a expectativa de continuidade da desaceleração no ritmo de alta dos preços com Selic estável indica que o mercado financeiro está mais confiante na habilidade do BC em domar a inflação.
Para o PIB do ano, a previsão da semana ficou em 2,65%, subindo dos 2,39% da edição anterior da pesquisa. É a 12a. semana consecutiva de melhora das expectativas.
Últimas em Economia
De olho nas eleições
A corrida eleitoral também está sendo monitorada de perto.
Neste domingo (18), o colunista do jornal O Globo Lauro Jardim publicou uma nota dizendo que a gestão Bolsonaro está preparando uma “bala de prata na economia” para tentar virar o jogo no pleito.
Não se sabe ainda o que poderia ser, mas alguns analistas estão comentando que um novo saque do FGTS (Fudo de Garantia do Tempo de Serviço) seria a alternativa de maior impacto e menos complicada de ser implementada neste momento. Na sexta (16), os analistas do JOTA disseram que Bolsonaro prepara a antecipação da terceira rodada de pagamentos do Auxílio Brasil sem ter viabilizado a segunda parcela. A ideia de é que os R$ 600 cheguem às mãos dos beneficiários a partir de 9 de outubro, uma semana após o primeiro turno eleitoral.
Agenda do dia
Segunda-feira (19)
- Dia todo – Reino Unido: Feriado bancário para o enterro da Rainha Elizabeth 2a.
- 8h25 – Brasil: Boletim Focus (semanal)