- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- IF Hoje: Focus traz redução de projeção para a inflação e manutenção da Selic
IF Hoje: Focus traz redução de projeção para a inflação e manutenção da Selic
O Boletim Focus traz, toda semana, o resultado de uma pesquisa do Banco Central com analistas do mercado financeiro a respeito de suas previsões para os mais relevantes indicadores da economia brasileira.
Tem projeções para o PIB (Produto Interno Bruto), para a taxa de câmbio real/dólar e para os juros. Mas a que está merecendo mais atenção nesta segunda-feira (26) é a estimativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ao final deste ano.
Na edição da semana passada, a previsão para o principal índice inflacionário brasileiro ao final de 2022 foi reduzida pela 12a. vez seguida, passando de 6,4% a 6%. Na atual edição, foi cortada novamente para 5,88%.
A continuidade da desaceleração dos preços é a principal condição para que o BC mantenha a taxa básica de juros no atual nível.
Na última quarta-feira (21), a autoridade monetária interrompeu uma série de 12 elevações consecutivas, que levaram a Selic a 13,75% ao ano, deixando claro que voltará a agir caso a inflação volte a subir. Por ora, o mercado financeiro segue acreditando que será possível domar os preços com a taxa de juros no patamar atual: a estimativa para a Selic ao final de 2022 foi mantida, pela 14a. semana consecutiva, em 13,75% ao ano.
Inflação e juros são o destaque da pauta no mercado americano também. No final da tarde, dois membros do comitê de política monetária do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) fazem discursos em eventos, e os investidores quem procurar pistas sobre a sua avaliação da atividade econômica neste momento e os próximos passos da política monetária.
Agenda do dia
- 8h25 – Brasil: Boletim Focus
- 10h – Zona do Euro: Discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE
- 11h – EUA: Discurso de Eric Rosengren, presidente da sucursal de Boston e membro do comitê de política monetária do Fed
- 17h – EUA: Discurso de Loretta Mester, presidente da sucursal de Cleveland e membro do comitê de política monetária do Fed
Leia a seguir