Bolsas caem na Europa, em linha com piora nos EUA

Os principais índices de ações da Europa fecharam em queda nesta sexta-feira (7), em linha com a piora das bolsas de Nova York, após a pesquisa mais recente da Universidade de Michigan mostrar uma forte alta das expectativas de inflação nos Estados Unidos.

No fechamento de hoje, o índice Stoxx 600 caiu 0,44%, aos 542,43 pontos, o FTSE 100, da Bolsa de Londres, recuou 0,31%, aos 8.700,53 pontos, o DAX, de Frankfurt, cedeu 0,53%, aos 21.787,00 pontos, e o CAC 40, de Paris, teve baixa de 0,43%, aos 7.973,03 pontos. Na semana, os índices acumularam ganhos de 0,54%, 0,31%, 0,25% e 0,29%, respectivamente.

Investidores também repercutem rumores de que o presidente americano, Donald Trump, possa anunciar uma tarifa universal a produtos importados ainda hoje. Mais cedo, os índices europeus rondavam a estabilidade, depois de atingirem novos recordes na sessão anterior.

“A esperada redução da taxa de juros no Reino Unido não foi suficiente para impulsionar o FTSE 100 além do fechamento recorde de ontem, à medida que os investidores processam as novas previsões do Banco da Inglaterra (BoE) para o crescimento econômico do Reino Unido, em meio a temores de que a estagflação se instale”, afirma Derren Nathan, diretor de equity research na Hargreaves Lansdown

No cenário macro, a produção industrial da Alemanha registrou queda de 2,4% em dezembro ante novembro, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, dando continuidade a uma série de dados mais fracos da economia europeia. O resultado foi bem pior do que o consenso dos analistas ouvidos pelo “Wall Street Journal”, que esperavam um recuo de 0,9%.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas