- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas da Ásia fecham em queda com reuniões dos bancos centrais no radar e balanços
Bolsas da Ásia fecham em queda com reuniões dos bancos centrais no radar e balanços
As bolsas da Ásia fecharam em queda nesta terça-feira, com os investidores avaliando as perspectivas econômicas globais antes das reuniões dos principais bancos centrais do mundo. Amanhã, o Federal Reserve (Fed) divulga sua decisão de política monetária e na quinta é a vez do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE). Os mercados também repercutiram a divulgação de diversos balanços de empresas, principalmente do setor de tecnologia e que vieram mais fracos do que o esperado.
Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou a sessão com queda de 0,39%, a 27.327,11 pontos, com o movimento de cautela dos investidores antes das reuniões dos principais bancos centrais globais e balanços que serão publicados nesta semana.
As ações do setor financeiro registraram queda, com o Sumitomo Mitsui Financial Group caindo 2,6%, Sumitomo Mitsui Trust Holdings contabilizando retração de 2,5% e Mitsubishi UFJ Financial Group registrando queda de 2,8%.
A Chubu Electric Power encerrou com alta de 8,6% após elevar sua orientação de lucro para o ano fiscal com custos de combustível mais baixos. A Nissan Motor subiu 2,1% depois que a empresa e sua parceira francesa Renault concordaram em uma reformulação da aliança.
Coreia do Sul
Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou com queda de 1,0%, a 2,425,08 pontos, com o setor de tecnologia liderando as perdas. Os fracos resultados do quarto trimestre da gigante do setor Samsung Electronics pesaram fortemente no sentimento dos mercados.
A Samsung Electronics caiu 3,6% depois que seu lucro operacional no quarto trimestre registrou queda de 69% no ano em meio a uma desaceleração da indústria de semicondutores. A SK Hynix teve queda de 2,4% antes da divulgação dos resultados do quarto trimestre na quarta-feira.
Hong Kong
Em Hong Kong, o índice Hang Seng encerrou a sessão com retração de 1,03%, a 21.842,33 pontos, com as atenções dos mercados voltadas para a decisão de política monetária do Fed, marcada para quinta-feira (2).
Todos os setores registraram queda durante o dia. A Hang Lung Properties caiu 5,3%, enquanto Sino Biopharmaceutical teve retração de 5,0% e New World Development fechou com queda de 4,5%.
China
Na China continental, o índice Xangai Composto fechou em queda de 0,42%, a 3.255,6692 pontos, já que os dados positivos do PMI de janeiro, divulgados esta manhã, não animaram o mercado de ações.
A reação silenciosa indica que “os investidores estão mantendo as coisas em perspectiva”, apontou Stephen Innes, sócio-gerente da SPI Asset Management, em um e-mail. As ações relacionadas ao consumidor e empresas farmacêuticas pesaram no mercado. A Kweichow Moutai caiu 2,2% e Shenzhen Mindray Bio-Medical Electronics teve queda de 2,0%.
O índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China avançou para 50,1 em janeiro, ante 47,0 em dezembro. A leitura, que indicou expansão da atividade pela primeira vez em quatro meses, ficou abaixo da previsão de 50,4 dos economistas.
Leia a seguir