- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas da Europa fecham em queda após inflação acima do esperado na zona do euro
Bolsas da Europa fecham em queda após inflação acima do esperado na zona do euro
Os principais índices acionários europeus fecharam em queda expressiva após a inflação acima do esperado na zona do euro aumentar as expectativas por um corte menor nos juros pelo Banco Central Europeu (BCE), e com a temporada de balanços no radar.
O índice Stoxx 600 fechou em baixa de 1,27%, a 505,02 pontos. O DAX de Frankfurt recuou 0,93% a 19.077,54 pontos. O FTSE, da bolsa de Londres, teve queda de 0,61%, para 8.110,10 pontos. Já o CAC 40, de Paris, caiu 1,05%, para 7.350,37 pontos.
A taxa de inflação da zona do euro acelerou para 2,0% em outubro, de 1,7% em setembro, e ante o consenso de economistas de 1,9%. “A tendência de queda surpreendentemente forte dos últimos meses foi interrompida por enquanto”, diz o economista do Commerzbank, Vincent Stamer.
“A inflação provavelmente continuará a subir até o final do ano. O BCE não será dissuadido de seu curso e cortará as principais taxas de juros em 0,25 ponto percentual em dezembro”, afirma Stamer, em relatório.
Além disso, os investidores seguem acompanhando a temporada de balanços. As ações da AB InBev caíram 5,86% e as da TotalEnergies recuaram 7,68%, após resultados financeiros trimestrais decepcionantes.
Por outro lado, as ações do banco Société Genérale avançaram 11,71% em Paris em meio a sinais de recuperação no varejo francês, e os papéis da Shell subiram 2,41% depois de superar as expectativas no terceiro trimestre.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir