- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas da Europa fecham em queda com eleição dos EUA no radar
Bolsas da Europa fecham em queda com eleição dos EUA no radar
As bolsas da Europa fecharam em queda nesta terça-feira (22), mas longe das mínimas registradas no início da manhã, quando o índice Stoxx 600 chegou a cair 0,8% em meio a um movimento de aversão a risco que atingiu também a Ásia e os EUA.
No fechamento, o índice Stoxx 600 caiu 0,22%, a 520,40 pontos, o FTSE 100, de Londres, recuou 0,15%, a 8.306,54 pontos, o DAX, de Frankfurt, perdeu 0,13%, a 19.435,61 pontos, e o CAC 40, de Paris, anotou queda marginal de 0,01%.
No campo corporativo, o destaque ficou com as ações da gigante alemã de tecnologia SAP, que fecharam o dia em alta de mais de 3% após um bom desempenho da empresa no terceiro trimestre.
“Como estamos a apenas duas semanas da eleição nos EUA, a alta dos rendimentos dos Treasuries e do dólar significa que estamos começando a ver um grau de cautela entrar em jogo”, disse Joshua Mahony, analista-chefe de mercado da Scope Markets.
Também pesou nos mercados europeus, segundo Derren Nathan, chefe de renda variável da Hargreaves Lansdown, a continuidade dos conflitos no Oriente Médio.
Mais cedo, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que está confiante que a inflação está caindo para a meta, que deve ser atingida em algum momento em 2025, “mais cedo do que esperávamos”, mas que seu trabalho ainda não terminou. Ela também reiterou que não sabe o ritmo da redução dos juros e não quis se comprometer com cortes de 0,25 ponto percentual (p.p.) em todas as reuniões, mas deixou claro que a direção é de afrouxamento monetário.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir