- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas da Europa recuam com perdas fortes em ações do setor automotivo
Bolsas da Europa recuam com perdas fortes em ações do setor automotivo
Os mercados acionários europeus encerraram o pregão desta sexta-feira (20) em queda firme, na medida em que a euforia vista após o corte de 0,5 ponto nos juros pelo Federal Reserve (Fed) perdeu fôlego. Papéis de companhias do setor automotivo enfrentaram duras perdas na sessão e ajudaram a pressionar os índices acionários, que também encerraram a semana no negativo.
O índice pan-europeu Stoxx 600 cedeu 1,45%, aos 514,11 pontos, e, assim, acumulou perda de 0,36% na semana. O índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, recuou 1,19%; o DAX, de Frankfurt, caiu 1,49%, e o CAC 40, da Bolsa de Paris, anotou baixa de 1,51%.
As ações do setor automotivo enfrentaram duras perdas na sessão, com destaque para a queda de 6,80% dos papéis da Mercedes-Benz, em Frankfurt, após a montadora cortar o “guidance” para seus resultados neste ano, devido à demanda mais fraca da China. Na Bolsa de Estocolmo, as ações da Volvo recuaram 1,25%, enquanto as da Stellantis tiveram queda de 3,44% em Milão.
Os mercados também se mostraram atentos a declarações da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, que mostrou um tom satisfatório com a ancoragem das expectativas para a alta dos preços na zona do euro e voltou a indicar que a inflação “deve retornar a 2% no segundo semestre do ano que vem”, o que considerou ser uma “reversão notável” após o choque inflacionário visto na pandemia.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir