- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas da Europa sobem com foco em BCE, apesar de incertezas na França
Bolsas da Europa sobem com foco em BCE, apesar de incertezas na França
As bolsas da Europa operam em alta, com os mercados precificando mais cortes de juros pelo Banco Central Europeu (BCE), apesar das preocupações com as turbulências políticas na França, que podem levar à queda do governo do primeiro-ministro Michel Barnier.
Por volta das 8h, o índice Stoxx 600 subia 0,39% a 515,63 pontos, o FTSE 100 de Londres avançava 0,62% a 8.364,48, o Dax de Frankfurt tinha alta de 0,18% a 19.971,23 e o CAC 40 de Paris ganhava 0,39% a 7.264,77 pontos.
Barnier confirmou que seu governo buscará aprovar o elemento de seguridade social do orçamento de 2025 sem que uma votação parlamentar seja necessária, o que desencadeou a convocação de um voto de desconfiança pelo grupo de esquerda no parlamento, com Marine Le Pen dizendo que seu partido Reunião Nacional (RN) votará a favor.
“Em resumo, parece difícil pensar que o atual governo francês não cairá no final desta semana”, diz o Rabobank, em relatório. O banco destaca que a bolsa de Paris tem tido um desempenho inferior ao de seus pares.
Além disso, o Rabobank diz que uma série de comentários favoráveis a mais cortes de juros por autoridades do BCE provavelmente é o catalisador mais provável para a alta das ações europeias. Por fim, Christopher Waller, do Federal Reserve (Fed), aumentou as expectativas por um corte na taxa de juros dos Estados Unidos neste mês.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir