Bolsas da Europa sobem com maior expectativa por corte de juros do BCE

Os principais índices acionários europeus encerraram o último pregão da semana em alta firme, com o aumento das expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) acelere o ritmo de cortes de juros após dados econômicos fracos da zona do euro.

O índice Stoxx 600 fechou em alta de 1,18%, a 508,48 pontos, o DAX, de Frankfurt, avançou 0,92%, a 19.322,59 pontos, o FTSE 100, da bolsa de Londres, escalou 1,38%, para 8.286,08 pontos, e o CAC 40, de Paris, subiu 0,58%, para 7.255,01 pontos.

No acumulado da semana, o DAX subiu 0,53%, o FTSE 100 avançou 2,76% e o CAC 40 teve queda de 0,20%.

“Enquanto o mercado tem precificado a possibilidade de menos cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve [Fed, o banco central dos EUA], uma outra discussão tem se acirrado sobre se o BCE precisa acelerar o ritmo de afrouxamento”, diz o Rabobank. “O conjunto desanimador de dados do índice de gerentes de compras (PMI) desta manhã adicionou combustível a este debate”, afirma o banco, em relatório.

Dados fracos

Os dados mostraram um declínio acentuado na atividade empresarial da zona do euro e na Alemanha. O PMI dos setores industrial e de serviços do Reino Unido também caiu, assim como as vendas no varejo britânico de novembro.

Os investidores também avaliam as chances de o Banco da Inglaterra (BoE) cortar as taxas de juros mais rapidamente no próximo ano após dados fracos da economia britânica, enquanto que para a decisão de dezembro a expectativa é por manutenção da taxa.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir