- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas de NY acumulam ganhos na semana, com investidores avaliando postura do Fed
Bolsas de NY acumulam ganhos na semana, com investidores avaliando postura do Fed
Os índices acionários de Nova York fecharam sem direção única nesta sexta-feira, mas conseguiram anotar ganhos no acumulado da semana, com os investidores avaliando a possibilidade de que os bancos centrais desacelerem o ritmo de aperto monetário em meio aos temores de recessão.
Após ajustes, o índice Dow Jones fechou a sessão em queda de 0,15%, a 31.338,15 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 0,08%, a 3.899,38 pontos, e o Nasdaq subiu 0,12%, a 11.635,31 pontos. Na semana, os três índices fecharam em terreno positivo, com o Dow Jones acumulando ganhos de 0,77%, o S&P 500, de 1,94% e o Nasdaq, de 4,56%.
O Nasdaq fechou hoje a sua quinta sessão consecutiva de ganhos, recebendo suporte de ganhos das ações de tecnologia, que também fecharam pouco acima da linha d’água no S&P 500, em leve alta de 0,07%. As ações do setor são especialmente sensíveis às perspectivas para a política monetária americana e uma sequência de dados fracos nos EUA ajudaram a alimentar a esperança de que o Federal Reserve (Fed) desacelere o ritmo de aperto monetário em meio aos temores mais elevados de recessão econômica.
Hoje, porém, os dados de junho do payroll registraram uma geração de 372 mil vagas, contra as 250 mil esperadas, o que reduziu as perspectivas de desaceleração do aperto monetário e pressionou os índices acionários americanos, que oscilaram ao longo do dia.
Para o economista-chefe de EUA do JPMorgan, Michael Feroli, os números devem dissipar as preocupações de que a economia já tenha entrado em recessão. “Para o Fed, achamos que a força do relatório de hoje provavelmente torna o índice de preços ao consumidor (CPI) da próxima semana irrelevante para a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) de julho, e a especulação agora se voltará para o tamanho do aumento em setembro”, disse.
“Com um movimento de 0,75 ponto no final deste mês agora parecendo muito provável, vemos a taxa terminal sendo alcançada na reunião de dezembro, com uma meta de 3,25%-3,5%.”
Logo depois da apresentação dos dados de emprego, integrantes do Fed se posicionaram a favor do controle da inflação. O presidente da distrital de Atlanta, Raphael Bostic, defendeu mais uma alta de 0,75 ponto, enquanto John Williams, chefe do Fed de Nova York, disse que a autoridade monetária não pode falhar na luta para reduzir a elevação dos preços.
Leia a seguir