Bolsas de NY avançam com inflação ao consumidor nos EUA dentro do esperado
As bolsas de Nova York abriram em alta nesta quarta-feira depois de o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA vir dentro do esperado. O CPI de dezembro ficou em 2,9% na base anual, com o núcleo atingindo 3,2%, ainda longe da meta de 2% do Federal Reserve (Fed, o […]
As bolsas de Nova York abriram em alta nesta quarta-feira depois de o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA vir dentro do esperado. O CPI de dezembro ficou em 2,9% na base anual, com o núcleo atingindo 3,2%, ainda longe da meta de 2% do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), mas dentro das expectativas.
Com os dados do CPI e do PPI (de preços ao produtor) em mãos nesta semana, os economistas agora podem prever o número importante do núcleo do índice de preços de gastos com consumo – o PCE, indicador preferido do Fed — com grande precisão. “As projeções que chegaram esta manhã sugerem que os preços do PCE principal aumentaram menos de 0,2% em dezembro”, segundo o Pantheon Macro.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Qualquer um desses números manteria a taxa de inflação do núcleo do PCE de 12 meses em 2,8%, estável desde novembro. Mas as tendências de 3 e 6 meses estariam se movendo na direção certa. “Continuamos a pensar que a inflação do núcleo do PCE cairá ligeiramente nos próximos dois meses, reforçando o caso para o Fed aliviar a política em sua reunião no final de março”, escreve Sam Tombs, do Pantheon.
Por volta das 12h21, o Dow Jones subia 1,67%, o S&P 500 avançava 1,78% e o Nasdaq subia 2,37%. O setor de consumo discricionário subia 2,61% e o de serviços de comunicação avançava 2,46%.
Últimas em Economia
*Com informações do Valor Econômico