- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas de NY caem e fecham a semana no vermelho em meio a temores sobre Fed
Bolsas de NY caem e fecham a semana no vermelho em meio a temores sobre Fed
Os índices acionários de Nova York fecharam em queda nesta sexta-feira (19), interrompendo uma sequência de quatro semanas consecutivas de ganhos para o Nasdaq e o S&P 500. As ações seguem sofrendo pressão dos temores de aperto monetário, conforme os investidores seguem tentando avaliar a postura do Federal Reserve (Fed).
O Dow Jones fechou em queda de 0,86%, a 33.706 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 1,29%, a 4.228 pontos, e o Nasdaq cedeu 2,01%, a 12.705 pontos. Com as perdas de hoje, o S&P 500 termina a semana em queda de 1,1%, enquanto o Nasdaq Composite caiu 2,5% no período.
As perspectivas para a política monetária do Fed oscilaram bastante nesta semana, com a divulgação da ata do Fed na quarta-feira alimentando a esperança de que o BC americano poderia reduzir o ritmo de alta de juros nos próximos meses. Mas esta perspectiva se enfraqueceu desde então, com integrantes do Fed falando que ainda é necessário elevar bastante os juros para controlar a inflação.
Ontem, a presidente do Fed de Kansas City, Esther George, disse que o recente alívio das condições financeiras e o rali das ações pode ter sido baseado em um otimismo excessivo sobre a inflação, enquanto James Bullard, da distrital de Saint Louis, defendeu que é necessário elevar os juros para o intervalo entre 3,75% e 4,0% até o fim do ano – o que significaria uma alta de 1,5 ponto percentual nas próximas três reuniões.
Até mesmo Neel Kashkari, do Fed de Minneapolis, que é considerado um dos integrantes mais “dovish” do Fed, disse que é preciso reduzir a inflação “urgentemente”, mesmo correndo o risco de desencadear uma recessão na economia americana.
“Se teremos uma alta de 0,5 ou 0,75 ponto percentual [em setembro], nos olhos do mercado isso ainda é incerto, com a precificação indicando uma alta de cerca de 0,63 p.p.”, diz o ING, em nota. “O que é mais claro é que a direção continua sendo rumo a juros mais elevados, por enquanto. Mas entre agora e a reunião de setembro do Fed ainda há mais uma leitura do CPI e um relatório de empregos. E, mais próximo, todos os olhos se voltarão para a participação do presidente do Fed, Jerome Powell, no simpósio da semana que vem em Jackson Hole”.
No noticiário corporativo, a ação da varejista Bed Bath & Beyond recuou 40,5% após anúncios de que a empresa tinha feito investimentos ruins a longo prazo. A Madison Square Garden Entertainment, companhia americana do setor cultural, sobiu 3,5% após divulgar os seus planos para impulsionar a companhia.
Leia a seguir