- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas de NY fecham em queda após mercado renovar preocupações com Fed hawkish
Bolsas de NY fecham em queda após mercado renovar preocupações com Fed hawkish
As bolsas de Nova York fecharam em queda, pressionadas pelo temor de investidores acerca da postura firme dos dirigentes do Federal Reserve (Fed) na política monetária dos EUA.
O índice Dow Jones recuou 0,73%, a 33.699,880 pontos, o S&P 500 cedeu 0,88%, a 4.081,50 pontos, e o Nasdaq teve baixa de 1,02%, a 11.789,58 pontos.
Os índices acionários reverteram os ganhos do começo da sessão ao deixarem em segundo plano o aumento acima do esperado em pedidos por seguro-desemprego nos EUA, a 196 mil. O dado chegou a aliviar tensões sobre o aperto do mercado de trabalho americano.
Durante a tarde, investidores voltaram o foco para falas de dirigentes do Fed. No dia seguinte aos comentários considerados hawkish de membros do BC como John Williams, Lisa Cook e Christopher Waller, hoje o presidente da distrital de Richmond da entidade, Thomas Barkin, reiterou a expectativa por juros altos por mais tempo nos EUA.
“Não é surpresa que a inflação ainda está elevada. Isso, é claro, é o que nos motiva a manter o curso”, disse Barkin em publicação no site do Fed de Richmond.
Economista-chefe para EUA da High Frequency Economics, Rubeela Farooqi projeta que a narrativa atual dos dirigentes do BC americano deve ganhar força em breve.
Segundo ela, os próximos indicadores da economia do país vão mostrar força e melhorar a perspectiva para o Produto Interno Bruto (PIB). Isso, por sua vez, elevará a expectativa por mais altas de juros, explica, em relatório a clientes.
A exemplo do que ocorreu nos índices, ações de empresas que publicaram balanços trimestrais perderam força ao longo do dia. O papel da Walt Disney terminou o pregão em baixa de 1,31%, enquanto o da PepsiCo teve alta de 0,95%, bem abaixo da máxima diária.
Já a Alphabet, empresa controladora do Google, tombou 4,39%, com investidores ainda decepcionados pelo lançamento da inteligência artificial Bardo, após a Microsoft anunciar que o ChatGPT será implementado a novas versões do buscador Bing e do navegador Microsoft Edge.
Leia a seguir