Bolsas de NY fecham em queda após mercado renovar preocupações com Fed hawkish
Os índices acionários reverteram os ganhos do começo da sessão ao deixarem em segundo plano o aumento acima do esperado em pedidos por seguro-desemprego nos EUA, a 196 mil
As bolsas de Nova York fecharam em queda, pressionadas pelo temor de investidores acerca da postura firme dos dirigentes do Federal Reserve (Fed) na política monetária dos EUA.
O índice Dow Jones recuou 0,73%, a 33.699,880 pontos, o S&P 500 cedeu 0,88%, a 4.081,50 pontos, e o Nasdaq teve baixa de 1,02%, a 11.789,58 pontos.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Os índices acionários reverteram os ganhos do começo da sessão ao deixarem em segundo plano o aumento acima do esperado em pedidos por seguro-desemprego nos EUA, a 196 mil. O dado chegou a aliviar tensões sobre o aperto do mercado de trabalho americano.
Durante a tarde, investidores voltaram o foco para falas de dirigentes do Fed. No dia seguinte aos comentários considerados hawkish de membros do BC como John Williams, Lisa Cook e Christopher Waller, hoje o presidente da distrital de Richmond da entidade, Thomas Barkin, reiterou a expectativa por juros altos por mais tempo nos EUA.
Últimas em Economia
“Não é surpresa que a inflação ainda está elevada. Isso, é claro, é o que nos motiva a manter o curso”, disse Barkin em publicação no site do Fed de Richmond.
Economista-chefe para EUA da High Frequency Economics, Rubeela Farooqi projeta que a narrativa atual dos dirigentes do BC americano deve ganhar força em breve.
Segundo ela, os próximos indicadores da economia do país vão mostrar força e melhorar a perspectiva para o Produto Interno Bruto (PIB). Isso, por sua vez, elevará a expectativa por mais altas de juros, explica, em relatório a clientes.
A exemplo do que ocorreu nos índices, ações de empresas que publicaram balanços trimestrais perderam força ao longo do dia. O papel da Walt Disney terminou o pregão em baixa de 1,31%, enquanto o da PepsiCo teve alta de 0,95%, bem abaixo da máxima diária.
Já a Alphabet, empresa controladora do Google, tombou 4,39%, com investidores ainda decepcionados pelo lançamento da inteligência artificial Bardo, após a Microsoft anunciar que o ChatGPT será implementado a novas versões do buscador Bing e do navegador Microsoft Edge.