Bolsas de NY fecham mistas, apesar dos temores sobre o aperto monetário do Fed

Dow Jones fechou em alta de 0,46%, enquanto o S&P 500 subiu 0,30%; Nasdaq recuou 0,26%

Veja o desempenho das bolsas de NY -  Foto: Richard Drew/AP
Veja o desempenho das bolsas de NY - Foto: Richard Drew/AP

Os índices acionários de Nova York fecharam a sessão desta quinta-feira sem direção única, com o Dow Jones e o S&P 500 interrompendo uma sequência de quatro sessões consecutivas de perdas, enquanto o Nasdaq fechou o seu quinto pregão seguido no vermelho.

Após ajustes, o Dow Jones fechou em alta de 0,46%, a 31.656,42 pontos, enquanto o S&P 500 subiu 0,30%, a 3.966,85 pontos, e o Nasdaq recuou 0,26%, a 11.785,13 pontos, na contramão de seus pares em Wall Street.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Os três índices abriram o dia em queda acentuada, depois que a divulgação de dados econômicos melhores do que o esperado nos EUA alimentaram temores de que o Fed terá espaço para continuar elevando os juros agressivamente sem jogar a economia americana imediatamente em recessão.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial do Instituto para Gestão de Oferta (ISM) ficou em 52,8 em agosto, permanecendo estável em relação à leitura anterior e contrariando a expectativa de consenso, que era de queda a 51,8 no período. O PMI industrial do S&P Global, por sua vez, foi revisado para cima, a 51,5 em agosto, de 51,3 da leitura preliminar.

Últimas em Economia

Mais cedo, o relatório semanal de seguro-desemprego indicou que o número de novos pedidos de auxílio caiu para 232 mil, de 237 mil da semana anterior e ficando bem abaixo da expectativa de consenso, que era de 245 mil. O mercado de trabalho americano tem demonstrado bastante resiliência em meio à desaceleração econômica e é frequentemente apontado por integrantes do Fed como um indicador de que os EUA ainda não estão em recessão.

Mas os índices de Wall Street apagaram na última hora de negociação as fortes perdas vistas ao longo do dia, oscilando entre ganhos e perdas, antes de encerrar o pregão sem direção única. Os índices americanos vêm ensaiando recuperações nas últimas três sessões, mas acabaram fechando todas as outras sessões da semana em queda, em meio à divulgação de dados mais fortes do que o esperado da economia americana.

A atenção dos investidores se volta agora para os dados do payroll americano de agosto, amanhã, que pode trazer mais sinais de que a economia americana segue saudável, o que reforçaria os temores sobre o aperto monetário do Fed.

“Em tempos mais normais, os investidores desejam ver um mercado de trabalho forte – mais vagas de trabalho e desemprego mais baixo – como um reflexo de uma economia vibrante. No entanto, com a oferta de mão-de-obra escassa, a inflação preocupantemente elevada e o Fed reiterando uma postura ‘hawkish’ [favorável a mais aperto monetário], as pessoas estarão focadas quase exclusivamente nos impactos dos dados para a inflação”, diz Jonathan Golub, estrategista-chefe do Credit Suisse, em nota.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS