Bolsas de NY fecham pior sessão em dois meses em meio a temores sobre o aperto monetário do Fed

Com as perdas de hoje, o Nasdaq apagou todos os ganhos acumulados no mês de agosto, mas o Dow Jones ainda sobe 0,67% no período

Veja o desempenho das bolsas de NY -  Foto: Richard Drew/AP
Veja o desempenho das bolsas de NY - Foto: Richard Drew/AP

Os índices acionários de Nova York fecharam a pior sessão em dois meses, pressionados pelos temores de que o Federal Reserve (Fed) continue a elevar os juros agressivamente nos próximos meses, enquanto os investidores seguem à espera dos comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, no simpósio anual de Jackson Hole, que acontece na sexta-feira.

Após ajustes, o Dow Jones fechou em forte queda de 1,91%, a 33.063,61 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 2,14%, a 4.137,99 pontos, e o Nasdaq cede 2,55%, a 12.381,57 pontos. Com as perdas de hoje, o Nasdaq apagou todos os ganhos acumulados no mês de agosto, mas o Dow Jones ainda sobe 0,67% no período e o S&P 500 avança 0,19%.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

As perdas de hoje estendem as quedas da sexta-feira passada, quando o S&P 500 e o Nasdaq interromperam uma sequência de quatro semanas consecutivas de ganhos semanais. Wall Street ganhou um impulso entre julho e a primeira metade de agosto em meio ao otimismo de que a inflação começou a desacelerar nos EUA e de uma possível desaceleração do ritmo de altas de juros do Fed. Mas este otimismo foi apagado por comentários mais agressivos dos integrantes do Fed na semana passada.

“O mercado se precipitou um pouco”, disse Philip Blancato, executivo-chefe da Ladenburg Thalmann Asset Management, à “Dow Jones Newswires”. “O mercado quer que o Fed anuncie uma postura mais ‘dovish’ [favorável a menos aperto monetário], mas ele ainda não está pronto para isso”.

Últimas em Economia

Os investidores seguem agora à espera do simpósio anual de Jackson Hole, que começa nesta semana, em busca de sinalizações mais claras sobre os planos do BC americano.

“Jackson Hole é algo com que os mercados estão começando a ficar nervosos”, disse Hani Redha, gerente de portfólios da PineBridge Investments, à “Dow Jones Newswires”. Após a última reunião do BC americano, alguns investidores esperam que o Fed seja menos agressivo em relação aos juros, conforme os dados econômicos pioram, disse, adicionando que “há rumores de que o Powell talvez tente reverter esta percepção”.

O pessimismo em Wall Street foi amplo, com todos os setores do S&P 500 fechando a sessão no vermelho. As ações de consumo discricionário fecharam em queda de 2,84%, na ponta negativa do índice amplo de Nova York. As ações de tecnologia caíram 2,78%, enquanto as do setor de serviços de comunicação recuaram 2,67%, acumulando perdas de cerca de 28% no ano.

Em relação aos dados, o índice de atividade nacional do Federal Reserve (Fed) de Chicago, divulgado hoje, subiu para 0,27 ponto em julho, de -0,25 da leitura anterior, de junho.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS