Os mercados acionários americanos não adotam sinal único na abertura dos negócios desta sexta-feira, mas depois se firmaram em leve alta, na medida em que os investidores se mostram atentos ao relatório de empregos (“payroll”) dos Estados Unidos, que mostra um mercado de trabalho ainda bastante aquecido no país. O setor de tecnologia ajuda a dar apoio às ações, apesar da pressão exercida pela Amazon após a divulgação do balanço referente ao quarto trimestre.
Por volta de 11h45 (de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,10%, aos 44.794,14 pontos; o S&P 500 avançava 0,23%, aos 6.097,59 pontos; e o índice eletrônico Nasdaq tinha alta de 0,27%, aos 19.844,74 pontos.
Os números do “payroll” proporcionaram um movimento firme de alta dos juros de longo prazo nos EUA, ao mostrarem uma queda inesperada da taxa de desemprego e salários bem acima do esperado. Por outro lado, a criação de 143 mil postos de trabalho em janeiro, abaixo das expectativas de consenso (+169 mil), mostrou uma desaceleração na criação de empregos, que conseguiu deixar a reação nos mercados acionários mais neutra, mesmo com o aumento da taxa de desconto. Nesse sentido, balanços e a tentativa de retomada das ações de tecnologia seguem no foco.
No horário acima, o índice de tecnologia do S&P 500 operava em alta de 0,61%, enquanto o de serviços de comunicação subia 0,12%. Já entre as ações de destaque, os papéis da Amazon recuavam 1,98%, após a companhia indicar que espera uma receita de US$ 151 bilhões a US$ 155 bilhões no primeiro trimestre, abaixo das expectativas dos analistas.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir