- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas de NY tentam firmar alta com foco em inflação e dirigentes do Fed
Bolsas de NY tentam firmar alta com foco em inflação e dirigentes do Fed
As principais bolsas de Nova York tentam firmar alta no início desta semana, ao passo que o mercado se prepara para um agenda econômica agitada ao longo da semana, que inclui dados de inflação do índice de gastos com consumo (PCE) e falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed).
Por volta das 11h15 (de Brasília), o índice Dow Jones tinha alta de 0,07%, a 42.095,23 pontos; já o S&P 500 subia 0,19%, a 5.713,41 pontos; e o Nasdaq avançava 0,15%, a 17.975,01 pontos.
A leitura mensal do PCE é um dos eventos mais esperados da semana, já que o indicador é a medida inflacionária mais observada pelo Fed na formulação de sua política monetária. Além disso, os números semanais de pedidos de seguro-desemprego de quinta-feira provavelmente também atrairão a atenção, dado o foco acentuado do Fed no mercado de trabalho.
Entretanto, o Fed por si só também tem destaque na semana, já que uma série de dirigentes da autarquia farão discursos em eventos nos próximos dias, inclusive o presidente do banco, Jerome Powell, na quinta-feira.
Mais cedo, o presidente da unidade do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, disse que o corte de juros nos Estados Unidos em 0,50 ponto percentual na reunião de setembro foi a decisão certa, com maiores riscos vindo do mercado de trabalho, e que o caminho a seguir dependerá dos dados econômicos.
Há pouco também foi divulgado que o índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos caiu para 54,4 em setembro, ante 54,6 em agosto, segundo dados preliminares da S&P Global. O índice de serviços caiu de 55,7 para 55,4, e o PMI industrial, por sua vez, caiu de 47,9 para 47,0 na mesma comparação.
No front corporativo, o calendário de balanços é mais calmo, com empresas como Costco, Jefferies e Micron divulgando seus resultados. Entre as ações, hoje, a Intel é um dos destaque, subindo 2,82%, depois que a Bloomberg informou que a Apollo havia se oferecido para fazer um investimento de vários bilhões na empresa.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir