Bolsas dos EUA sobem e encerram sequência de quedas semanais
Dia foi de recuperação depois que ações sofreram com precificação de aperto monetário no país
Os índices acionários de Nova York fecharam em alta nesta sexta-feira, interrompendo uma sequência de três semanas consecutivas de perdas e dando um alívio a uma onda de vendas causada pelos temores de mais aperto monetário por parte do Federal Reserve (Fed).
O Dow Jones fechou em alta de 1,19%, a 32.151 pontos, enquanto o S&P 500 avançou 1,53%, a 4.067 pontos, e o Nasdaq subiu 2,11%, a 12.112 pontos. No acumulado semanal, os índices tiveram ganhos de 2,84%, 3,83% e 4,22%, respectivamente.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Ações baratas
Os índices americanos sofreram fortes perdas desde o meio de agosto, com a perspectiva cada vez mais forte de que o Fed continuará elevando agressivamente os juros para controlar a inflação. Mas Wall Street interrompeu a onda de vendas nesta semana, com os investidores aproveitando para comprar ações baratas.
“Temos esta resposta Pavloviana adquirida de longa data de que, quando a demanda parece estar ficando mais fraca, ou quando as ações caem, fomos condicionados pelos bancos centrais a esperar que eles ‘encham o copo’ para os investidores”, diz Richard McGuire, estrategista-chefe de juros do Rabobank, à “Dow Jones Newswires”.
Últimas em Economia
Mas quando a inflação está muito acima da meta do Fed, os bancos centrais ao invés disso estão trabalhando para garantir que a demanda por bens e serviços caia, elevando os juros e reduzindo os seus balanços de ativos, diz McGuire. “Isso claramente não é uma boa notícia para os ativos de risco”.
A semana que vem deve trazer mais volatilidade com a divulgação de novos dados de inflação ao consumidor nos EUA. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de agosto será divulgado na terça-feira, e os investidores estarão atentos a uma retomada das altas, depois que o índice ficou estável em julho, na comparação com o mês anterior.