Bolsas europeias recuam com potencial aperto mais agressivo do Fed e do BCE

As bolsas europeias fecharam em queda nesta segunda-feira (22), com temor de apertos monetários mais fortes de juros pelo Fed

Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Foto: divulgação)
Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Foto: divulgação)

As bolsas europeias fecharam em queda nesta segunda-feira (22), pressionadas por temores de apertos monetários mais fortes de juros pelo Federal Reserve (Fed, o BC dos Estados Unidos) e pelo Banco Central Europeu (BCE). A expectativa principal dos mercados é pelo discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole na sexta-feira (26), que deve servir como catalisador para que os investidores entendam os próximos rumos da autoridade monetária americana.

O índice Stoxx Europe 600 fechou em queda de 0,96%, a 433,17 pontos. O FTSE 100, índice de referência da bolsa de Londres, desvalorizou 0,22%, a 7.533,79 pontos, enquanto o DAX, da bolsa de Frankfurt, recuou 2,32%, a 13.230,57 pontos, e o CAC 40, de Paris, caiu 1,80%, a 6.378,74 pontos. Em Milão, o FTSE MIB anotou queda de 1,64%, a 22.165,66 pontos, enquanto o Ibex 35, de Madri, caiu 0,64%, a 8.284,80 pontos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O mercado espera que o discurso de Powell, no simpósio de Jackson Hole, tenha um tom mais hawkish (favorável a uma alta de juros), após comentários nesse sentido de diversos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do BC americano, na semana passada. Assim, por volta das 13h10, os contratos futuros dos Fed Funds já indicavam uma maior probabilidade – de 55,5% – de uma alta de 0,75 ponto percentual na próxima reunião de política monetária do Fed, em 21 setembro. Antes, no dia 9 de setembro, o Banco Central Europeu divulga sua decisão de política monetária e a expectativa é de uma alta de 0,50 ponto percentual.

“Powell vai reiterar seu compromisso de domar a inflação e pode tentar diminuir as expectativas do mercado. Ele deve enviar uma mensagem clara de que, mesmo que tenham um ritmo mais lento de aumento das taxas, isso não sinalizará uma taxa de pico mais baixa ou que o Fed será rápido no processo de cortar as taxas de juros”, afirmou o analista sênior da Oanda, Edward Moya.

Últimas em Economia

A possibilidade de aumentos mais fortes nas taxas de juros também acontece na zona do euro. O presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, afirmou a um jornal alemão que o BCE deve continuar elevando os juros, mesmo que os riscos de recessão na Alemanha cresçam.

A maioria dos setores do Stoxx 600 fechou a sessão em terreno negativo, com as ações do setor de automóveis e peças recuando 3,67%. O setor bancário — de maior peso no Stoxx 600 — fechou em queda de 1,49%, enquanto o setor de energia foi o único a fechar em terreno positivo, com alta de 0,61%.

Amanhã, o mercado se prepara para a divulgação de diversos PMIs compostos, como o da França, Alemanha, Reino Unido e da zona do euro. Este indicador serve como parâmetro para avaliar os setores da economia e o seu desenvolvimento e deve ser um catalisador importante para os próximos passos no bloco do euro.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS