Caixa e BB serão comandados por atual gestão no início do governo Lula

Os dois bancos públicos vão começar 2023 presididos pela atual gestão, indicada por Jair Bolsonaro (PL)

Prédios de Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES (Imagem: Montagem/O Globo)
Prédios de Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES (Imagem: Montagem/O Globo)

Com a indefinição de nomes para o comando da Caixa e BB, as duas instituições financeiras vão começar 2023 presididas pela atual gestão, indicada por Jair Bolsonaro (PL). Hoje, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o comando dos dois bancos públicos.

No Banco do Brasil, o atual presidente, Fausto Ribeiro, tem mandato a cumprir até 30 de junho, e ficará no banco até o presidente indicar os novos nomes, segundo apurou o Valor. Já na Caixa, a presidente Daniella Marques vai aguardar ser exonerada pelo Palácio do Planalto. Assim, a atual vice-presidente Danielle Calazans comandará a instituição financeira até a nova indicada assumir o banco.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Apesar de serem vinculados ao Ministério da Fazenda, Lula é quem vai anunciar os nomes para os bancos, bem como havia feito com Aloízio Mercadante, que vai ser presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Na Caixa, era aguardado que a ex-presidente Maria Fernanda Coelho, que presidiu o banco no segundo mandato de Lula, voltasse ao comando da instituição financeira, mas ela foi anunciada na quarta-feira como , o que aumentou a imprevisibilidade da escolha.

Últimas em Economia

Segundo o Valor apurou, estão entre as cotadas Rita Serrano, conselheira de administração, Tatiana Thomé, atual vice-presidente de Governo, responsável pelo auxílio emergencial e articulação do banco com os ministérios, além de Thays Cintra, VP de Negócios de Varejo.

Já no BB, passou a circular que a senadora Kátia Abreu pode assumir a instituição financeira. Entre os nomes que circulam nos bastidores, ainda estão o da atual vice-presidente de controles internos e gestão de risco, Ana Paula Teixeira Sousa, única mulher na cúpula do BB; da diretora jurídica, Lucinéia Possar, que tem boa relação com órgãos de controle e com o Poder Judiciário; e o da presidente da BrasilPrev, Ângela Beatriz de Assis.

Recentemente, entraram também na disputa também Paula Goto, diretora de Planejamento da Previ, e a executiva Ana Cristina Vasconcelos, da BB Previdência.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Governo federal


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS