Campos: Juros permanecerão altos por período suficientemente prolongado para atingir a convergência para as metas

'Isso vai depender de como o processo inflacionário se desenvolve, não temos como quantificar o que é suficientemente prolongado', diz

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou hoje que o período “suficientemente prolongado” de manutenção da Selic em 13,75% ao ano corresponde ao período suficiente “para que a gente consiga atingir a convergência [da inflação] para as metas”.

“Isso vai depender de como o processo inflacionário se desenvolve, não temos como quantificar o que é suficientemente prolongado”, afirmou. “Existem riscos para as projeções, e estamos vigilantes. Dependendo do risco, a gente pode inclusive voltar a subir juros.”

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Por sua vez, o diretor de política econômica do BC, Diogo Guillen, lembrou que a autoridade monetária já afirmou que desconsidera os impactos que uma possível elevação de impostos federais sobre combustíveis teria sobre a inflação de 2023. “Não teria impacto na política monetária”, disse.

Últimas em Economia

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS