- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Ei, você aí! Me dá um dinheiro aí? 3 lições de investimento da folia
Ei, você aí! Me dá um dinheiro aí? 3 lições de investimento da folia
Eu já começo esse papo te contando que eu não sou da folia! É possível isso, Sabrina? Brasileiro que não se empolga com carnaval? Estou eu aqui para provar que sim.
Não é que eu não goste do carnaval, é que eu particularmente gosto bastante da solitude, aquela no sentido de apreciar estar comigo mesma, não ter medo do silêncio.
Confesso que esses 4 dias “offs” foram bons para renovar as energias e este é o ponto que eu mais gosto desse período do ano.
Mas não serei aqui a rabugenta a implicar com os foliões felizes pela rua cantando as clássicas marchinhas e aproveitando esse momento que pode ser tão divertido! Afinal, enquanto durar fevereiro tem carnaval.
Falando em marchinhas, lembrei de uma aqui, cante comigo:
Ei, você aí
Me dá um dinheiro aí
Me dá um dinheiro aí!
Não vai dar?
Não vai dar não?
Você vai ver a grande confusão!
Estive pensando e creio que podemos deixar a confusão com o dinheiro apenas na marchinha de carnaval, concorda?
Sendo assim, logo eu que não sou uma grande apreciadora da folia, quero dividir 3 dicas com você que valem tanto para os investimentos quanto para o Carnaval (ainda mais se você já foi nos blocos e quer aproveitar ainda mais os do pós-carnaval). Bora lá?
Comece se prevenindo
Aqui valem muitas coisas! Já sabe como vai levar o dinheiro para não perder na muvuca? Se decidiu viajar, já fez as reservas visto que é uma época de alta temporada? E o planejamento familiar está em dia?
Nos investimentos, prevenção é sinônimo de reserva de emergência, aquele valor que você deve manter com liquidez imediata e segurança. Esperamos não precisar, mas havendo necessidade, ali estará ele.
Escolha seu bloquinho
Nos últimos anos passei o carnaval em Belo Horizonte e escolhi dois blocos para ir: “Então Brilha” e “Alô, Abacaxi”. Os dias, horários e proposta deles me atraíram e lá estava eu. Confesso que, como uma jovem idosa que sou, não fiquei até o final, mas aproveitei enquanto estive presente.
Nos investimentos, para você ficar confortável, defina também qual o seu bloquinho e qual o seu limite. Nada de ir no bloco da volatilidade se o seu apetite ao risco é baixo! O alinhamento de sua carteira ao seu perfil investidor é fundamental para que seus recursos cresçam a cada Carnaval.
Risco x Retorno
Se vai beber muita cerveja, já tenha em mente que precisará de idas frequentes ao banheiro e, convenhamos, em boa parte dos Carnavais essa pode ser uma parte um tanto quanto delicada. Se vai passar glitter dos pés à cabeça, esteja preparado para passar o restante do mês de fevereiro encontrando brilhos pela casa. Veja bem: siga feliz com sua cerveja e com seu glitter se assim desejar, só esteja ciente das implicações, combinado?
Nos investimentos é da mesma forma. A relação entre risco e retorno precisa ser levada em consideração nas suas alocações de capital. Ao planejar a aposentadoria para o longo prazo, por exemplo, cabe assumir mais risco em prol de maior expectativa de ganhos, mas se estamos falando daquela viagem para o final do ano, é melhor aceitar um retorno mais comedido a favor de um risco mais baixo.
Carnaval é apenas uma vez ao ano. Então, esta época precisa ser aproveitada da melhor forma! Cuidar do seu dinheiro e construir uma vida financeira mais tranquila é um exercício contínuo. Aproveite essas dicas acima e as leve para sua gestão de investimentos.
Seja do bloco dos jovens idosos como eu, seja do bloco do sambódromo como tantos. O que desejo é que você tenha ótimos dias nesta semana de pós-Carnaval, curtindo do jeitinho que você aspirou!
Por Sabrina Amélia de Lima, CEA e colunista íon. Artigo originalmente publicado na coluna ‘Sinapses’, no Feed de Notícias do íon Itaú. Para ler este e outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.
Leia a seguir