CEO da Petrobras: esperamos que Ibama autorize em abril a avaliação pré-operacional na Foz do Amazonas

Para ter uma conclusão sobre o pedido de licença de perfuração, o Ibama deve primeiro avaliar a APO da Petrobras, que ainda não tem data para acontecer

Empresas citadas na reportagem:

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse nesta segunda-feira (31) que espera que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) autorize a realização da avaliação pré-operacional (APO) na Foz do Amazonas em abril.

A APO, um simulado de vazamento de óleo, é a última etapa no processo de licenciamento ambiental.

Para isso, a Petrobras precisa ter a sonda no local da possível atividade de perfuração. O Ibama autorizou que a companhia inicie a limpeza do casco da sonda.

Chambriard afirmou que o navio-sonda está em deslocamento para iniciar a limpeza. Na previsão da presidente da companhia, a sonda levaria ainda dois meses para chegar ao local.

Para ter uma conclusão sobre o pedido de licença de perfuração, o Ibama deve primeiro avaliar a APO da companhia, que ainda não tem data para acontecer.

Na última atualização do processo, a Petrobras informou ao Ibama que o centro de proteção à fauna, construído no Oiapoque (AP), estará apto a ser vistoriado a partir de 7 de abril. Chambriard disse que o órgão ambiental ainda não informou a data da visita.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas