China: Inflação anual ao consumidor fica estável em junho; abaixo do esperado

Já o índice de preços ao produtor (PPI) teve deflação mais acentuada, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (10)

- Foto: Eric Prouzet/Unsplash
- Foto: Eric Prouzet/Unsplash

O índice de preços ao consumidor (CPI) da China se estabilizou na comparação anual de junho, enquanto o de inflação ao produtor (PPI) teve deflação mais acentuada, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (10).

Pesquisa do escritório de estatísticas chinês, conhecido como NBS, mostra que o CPI da segunda maior economia do mundo ficou estável em junho ante igual mês do ano passado, desacelerando após avançar 0,2% no confronto anual de maio. O resultado de junho ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 0,2%.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Já o PPI da China teve queda anual de 5,4% em junho, bem maior do que o declínio de 4,6% de maio. A leitura de junho, a mais fraca desde dezembro de 2015, ficou abaixo do consenso no levantamento do WSJ, que era de recuo de 5%.

Em relação a maio, o CPI chinês diminuiu 0,2% em junho, enquanto o PPI caiu 0,8%.

Com informações do Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS