Citi eleva projeção para a Selic de 10,5% para 12,25% no fim deste ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deixou claro que o processo de desancoragem das expectativas de inflação irá empurrar a postura da política monetária para um campo mais “hawkish” (conservador).
É o que apontam os economistas do Citi, cuja projeção para a Selic no fim deste ano foi elevada de 10,5% para 12,25%, enquanto a estimativa para o juro básico em 2024 passou de 8% para 9%.
“No geral, as expectativas de inflação de consenso estão sugerindo que os analistas já estão trabalhando com uma meta de inflação de fato mais alta”, apontam, em relatório enviado a clientes, os economistas Leonardo Porto, Paulo Lopes e Thais Ortega.
O Citi elevou sua projeção para o IPCA no fim deste ano de 4,5% para 5,3% e aumentou a estimativa para a inflação em 2024 de 3% para 3,6%.
“Apesar de elevarmos nossas projeções de inflação, continuamos abaixo do consenso, possivelmente devido à hipótese de não aumento dos impostos sobre combustíveis neste ano e de menor crescimetnto do PIB”, apontam os economistas do Citi, que projetam crescimento de apenas 0,3% neste ano.
Leia a seguir