Citi eleva projeção para a Selic de 10,5% para 12,25% no fim deste ano
Os analistas do banco, apesar de terem elevado projeções de inflação, não acreditam no aumento dos impostos sobre combustíveis e nem no menor crescimetnto do PIB

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deixou claro que o processo de desancoragem das expectativas de inflação irá empurrar a postura da política monetária para um campo mais “hawkish” (conservador).
É o que apontam os economistas do Citi, cuja projeção para a Selic no fim deste ano foi elevada de 10,5% para 12,25%, enquanto a estimativa para o juro básico em 2024 passou de 8% para 9%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“No geral, as expectativas de inflação de consenso estão sugerindo que os analistas já estão trabalhando com uma meta de inflação de fato mais alta”, apontam, em relatório enviado a clientes, os economistas Leonardo Porto, Paulo Lopes e Thais Ortega.
O Citi elevou sua projeção para o IPCA no fim deste ano de 4,5% para 5,3% e aumentou a estimativa para a inflação em 2024 de 3% para 3,6%.
Últimas em Economia
“Apesar de elevarmos nossas projeções de inflação, continuamos abaixo do consenso, possivelmente devido à hipótese de não aumento dos impostos sobre combustíveis neste ano e de menor crescimetnto do PIB”, apontam os economistas do Citi, que projetam crescimento de apenas 0,3% neste ano.