CPI: inflação nos EUA sobe 0,4% em setembro, acima do esperado

Taxa em 12 meses ficou em 3,7%, também levemente pior que as estimativas

Rede de fast food nos EUA. Foto: Mike Blake/Reuters
Rede de fast food nos EUA. Foto: Mike Blake/Reuters

A inflação oficial dos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) teve alta de 0,4% em setembro depois de ter variado 0,6% em agosto. O resultado superou o consenso de expectativas dos agentes finceiros, de alta de 0,3% no mês, conforme as Projeções do Broadcast.

Assim, a taxa acumulada em 12 meses ficou em 3,7%, a mesma leitura do mês anterior. O mercado esperava um índice de 3,6% na soma em um ano.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O núcleo da inflação americana, que desconsidera itens voláteis como alimentos e energia, oscilou 0,3% em setembro. O número repetiu agosto e ficou dentro das previsões dos especialistas.

Em 12 meses, o núcleo do CPI desacelerou a 4,1% agora ante 4,3% da taxa observada em agosto.

Últimas em Economia

O lento processo desinflacionário nos EUA favorece a leitura de que o Fed (Federal Reserve, o banco central americano) pode aumentar mais uma vez os juros, em 0,25 ponto percentual, para o intervalo de 5,50% a 5,75%.

Em outra linha, ainda que o Fed não suba mais taxas, o aperto monetário deve ser mantido por mais tempo, com cortes esperados somente a partir do segundo semestre de 2024.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS