Dólar ganha força e passa a exibir leve alta com ansiedade no mercado antes de decisão do Fed

O câmbio doméstico abandonou a valorização observada no início dos negócios desta quarta-feira e o dólar passou a operar em alta contra o real, ainda que com oscilações ainda bastante contidas. O movimento no mercado local não é isolado e foi refletido, ainda que em menor magnitude, em outros mercados emergentes, como México e África do Sul, cujas moedas passaram a operar em queda em relação à divisa americana. Além disso, o dólar ganhou força contra moedas de mercados desenvolvidos pouco antes da abertura dos negócios à vista em Nova York.

Por volta de 11h, o dólar operava em alta de 0,12% no mercado à vista, cotado a R$ 5,8762, pouco depois de ter subido à máxima de R$ 5,8877. No mesmo horário, o índice DXY, que mede o desempenho da moeda americana contra outras seis divisas principais, subia 0,35%, aos 108,248 pontos. Entre outros mercados emergentes, o dólar avançava 0,04% ante o peso mexicano e tinha alta de 0,16% em relação ao rand sul-africano.

A decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed) segue no foco dos investidores globais, o que mantém as taxas dos Treasuries perto da estabilidade no momento em que o mercado embute nos preços apenas duas reduções de 0,25 ponto nos juros americanos ao longo deste ano. Para hoje, o mercado espera que o Fed pause o ciclo de flexibilização monetária e, assim, mantenha a taxa dos Fed funds inalterada no intervalo de 4,25% a 4,50%.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir