Como funciona o Dow Jones, índice das bolsas americanas?
Ele acompanha o desempenho das 30 principais ações listadas nas bolsas americanas. Saiba mais no Glossário IF
O Dow Jones é o índice que monitora o comportamento de ações negociadas na NYSE – Bolsa de Valores de Nova York – e na Nasdaq. Todo mundo acha que o Dow Jones é uma bolsa de valores. Só que, na verdade, ele é um dos principais índices acionários do mundo, que acompanha o desempenho das 30 principais ações listadas nas bolsas americanas.
Ele funciona, basicamente, como termômetro do que rola em Wall Street. Se sobe, é porque o mercado de ações americano vai bem. Se desce, é porque o bicho tá pegando lá na terra do Tio Sam. Seguido por milhões de investidores do mundo inteiro, o famoso Dow Jones ajuda a galera a tomar decisões na hora de investir. E serve como base para diversos fundos e operações com contratos futuros e derivativos.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
História do índice Dow Jones
Em 1896, Charles Dow e Edward Jones criaram o índice que herdou o sobrenome deles. Os caras também eram sócios do The Wall Street Journal, jornal famoso que existe até hoje e é especializado em economia. No começo, o índice seguia uma carteira teórica formada por 12 companhias do setor de indústria pesada e, por isso, seu nome completo é Dow Jones Industrial Average.(sugestão de reels)
Estas empresas eram grandes, lucrativas e respeitadas. Mas com o tempo, foram substituídas conforme o mercado financeiro evoluía, pra que o Dow Jones ficasse sempre atualizado e representativo. Hoje, são 30 companhias de diversos setores, menos transporte e serviços básicos.
Como são escolhidas as ações que compõem o índice?
Muita gente põe em dúvida se o Dow Jones é realmente capaz de avaliar o mercado de ações americano que oferece milhares de ativos. Diferente de outros índices, como o S&P 500 e o Ibovespa, o Dow Jones não segue uma fórmula matemática pra definir as empresas que vão compor sua carteira.
Basicamente, desde que nasceu, são os editores do Wall Street Journal que escolhem as ações. Claro que não pode ser de qualquer companhia, né! Tem que ser líder no segmento e capaz de conquistar o respeito do mercado americano! Mas por ter esse formato deixa alguns investidores desconfiados da sua precisão. Mas ele tem também muito prestígio por ter quase 130 anos, e ser ótimo balizador pra análises do cenário atual e dos investimentos durante um período.
Saiba mais sobre o Dow Jones no Glossário IF!