O que Elon Musk deve discutir na passagem pelo Brasil
Bilionário terá encontro com o presidente Jair Bolsonaro e empresários

O presidente Jair Bolsonaro e o empresário Elon Musk, o homem mais rico do mundo, devem se reunir nesta sexta-feira no interior de São Paulo. O encontro está previsto para acontecer no hotel Fasano Boa Vista, em Porto Feliz (SP), e deve contar com a presença de diversos empresários.
A informação foi revelada ontem pelo colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
Musk vem ao país por meio de uma costura feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, com quem se encontrou em novembro do ano passado. Naquela ocasião, o ministro discutiu com Musk – fundador da Tesla, da Space X e que recentemente fez uma oferta para adquirir o Twitter – uma parceira para fazer a vigilância da Amazônia por meio de satélites.
O plano de Faria era monitorar desmatamentos e incêndios ilegais na floresta, além de usar a tecnologia para a conectividade de escolas e unidades de saúde.
Últimas em Economia
Em entrevista ao Valor no fim do ano passado, Faria comentou o que tratara com o empresário dias antes nos Estados Unidos.
“Temos uma meta de conectar 14.500 escolas por satélite. São todas escolas rurais, a maioria no Norte e Nordeste. A gente tem hoje um grande problema que é a questão do meio ambiente. E a única coisa que eu vejo que a gente pode acabar rapidamente com desmatamento ilegal e incêndio é por satélites”, disse ao Valor o ministro das Comunicações naquela ocasião. “Eu fiz uma proposta a eles: conectar as escolas e oferecer ao governo os satélites para orbitar a Amazônia para, quando tiver um desmatamento, o governo é acionado para saber se o desmatamento é ilegal ou não. E aí a gente pode fazer a operação na Amazônia de combate ao desmatamento ilegal com drones autônomos, junto com a PF [Polícia Federal] e as demais polícias. A gente mostraria ao mundo que de fato onde há desmatamento ilegal a gente vai saber e a gente vai acabar. Alguns satélites do Musk têm laser, que detectam o barulho da serra elétrica.”
De acordo com a ideia naquela época, o governo pagaria pelos serviços de conexão de escolas isoladas. Mas, em relação à Amazônia, a intenção era obter uma doação de Musk. “Porque aí ele se transformaria na primeira empresa mundial que está lá colocando o dinheiro na Amazônia. Eu acredito que vai ser a revolução do meio ambiente, com o 5G, a tecnologia. A partir do momento em que a gente tiver isso, a gente vai ter tudo televisionado. A gente vai saber em tempo real, o mundo vai ficar despreocupado, porque vai estar tudo monitorado.”
Quem são os empresários que devem estar no encontro, segundo a coluna do Lauro Jardim:
- André Esteves – BTG Pactual
- Alberto Leite – FS
- Ricardo Faria – Granja Faria
- Zeco Auriemo – Grupo JHSF
- Flávio Rocha – Riachuelo
- Carlos Sanchez – EMS
- Rubens Ometto – Cosan
- Rubens Menin – MRV e banco Inter
- Carlos Fonseca – Galápagos
- Rodrigo Abreu – Oi
- José Félix – Claro
- Pietro Labriola – TIM
- Alberto Griselli – TIM Brasil