Estrangeiro vai precisar investir no Brasil, afirma o especialista Thomas Monteiro

Chefe de análises da plataforma Investing.com acredita que os próximos anos tendem a favorecer economias emergentes

Thomas Monteiro, líder global de análises do Investing. Foto: Bufalos
Thomas Monteiro, líder global de análises do Investing. Foto: Bufalos

O ano de 2023 chega ao fim muito diferente de como começou e isso, na avaliação de Thomas Monteiro, que lidera o time de análises de investimento do Investing.com, é positivo para o Brasil.

Segundo o especialista, o país têm boas chances de aumentar sua participação no portfólio do investidor estrangeiro a partir do ano que vem. Com boas empresas, negociadas com desconto frente os demais mercados, o país pode entrar na mira dos players globais que precisam diversificar, em busca de múltiplos maiores.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Thomas Monteiro foi entrevistado pelo jornalista Renato Jakitas no terceiro episódio do PodInvestir, podcast original da Inteligência Financeira. No programa, que também tem a participação do gestor Pedro Jobim, da Legacy Capital, Monteiro avalia a dinâmica da economia dos Estados Unidos e os impactos dos juros americanos de longo prazo nos ativos brasileiros, principalmente as empresas da bolsa.

“Eu acho que de maneira geral, há uma mudança no background macroeconômico do mundo desenvolvido, com mais juros ao longo da próxima década”, diz.

Últimas em Economia

“Levando em consideração esses fatores, a gente acredita que para os portfólios conseguirem um rendimento acima da média, eles vão ter que incluir mais diversificação geográfica. E o Brasil entra com uma posição muito estratégica”, afirma.

Na opinião de Thomas Monteiro, os conflitos geopolíticos que no momento afetam o mundo, assim como o desaceleração da China, também são fatores que favorecem o mercado brasileiro.

“A gente está vendo um novo ciclo econômico para o mundo. A gente está vendo um processo de desglobalização no mundo. A guerra da Rússia é um fator claro para isso, que isola a Rússia. A nova política econômica da China, que torna ela menos uma economia de exportação. O nearshoring (no México). Tem diversos fatores de um cenário desglobalizatório”, destaca.

“E nesse cenário, eu acredito que a gente tem também uma reorganização das cadeias de supply chain, principalmente nos ciclos de commodities. E eu acho que nesses ciclos, o Brasil entra com uma posição muito estratégica, especialmente tendo em vista a questão da guerra da Ucrânia e, não o fechamento total, mas a diminuição muito grande do ciclo de produção alimentícia do Mar Negro. O Brasil entra como a solução para o mundo, na verdade, em alimentar o mundo nos próximos 20 anos”, conclui.

Sobre o PodInvestir

O PodInvestir é um podcast original da Inteligência Financeira. A apresentação é do jornalista de finanças e economia Renato Jakitas.

Todos os meses, conversamos com os principais gestores de fundos de investimento do Brasil, de forma descontraída, sobre os temas que movimentam o mercado financeiro e que mexem com o bolso do investidor.

O PodInvestir com Thomas Monteiro, da plataforma Investing.com e Pedro Jobim, da Legacy Capital, já está no ar, aqui no site e nas principais plataformas de streaming.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Podcast


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS