EUA: PIB do 3º tri cresce 2,9% em base anualizada, aponta 2º leitura
Índice de preços com gastos de consumo pessoal e núcleo do PCE registram avanços; presidente do Fed fala nesta quarta-feira
O produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos, em base anualizada, avançou 2,9% no terceiro trimestre, apontaram os dados divulgados há pouco pelo Departamento do Comércio americano. Essa foi a segunda leitura relativo ao terceiro trimestre. Na divulgação preliminar dos dados, o PIB havia registrado um avanço de 2,6%.
Ainda de acordo com a segunda leitura do Departamento do Comércio, o índice de preços com gastos com consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) avançou 4,3%, contra uma alta de 4,2% da leitura preliminar. Já o núcleo do PCE (que exclui variações dos preços de alimentos e energia) avançou 4,6%, contra alta de 4,5% da divulgação preliminar. Em relação ao gastos com consumo, o avanço foi de 1,7% na segunda leitura do terceiro trimestre, contra alta de 1,4% da preliminar.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Ian Lyngen, estrategista do BMO Capital Markets disse, em nota, que as revisões para cima do PIB levaram a um movimento de achatamento de baixa dos preços dos Treasuries, em relação inversa ao avanço dos rendimentos do título. Às 10h50, o yield da T-note de dez anos subia a 3,775%, de 3,749%.
Powell fala nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira, Jerome Powell, diretor do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, discursa ao mercado sobre a postura da instituição sobre a taxa de juros no país. Existe a expectativa de que, ao reunir em dezembro, o comitê de política monetária do Fed suba os juros em 0,5 pontos percentuais para arrefecer ainda mais os efeitos da inflação nos EUA, que ensaiou queda em outubro.
Últimas em Economia
Caso seja confirmada pelo Fed, será a primeira alta de 0,5 p.p após quatro vezes seguidas em que o banco central dos EUA aumentou a taxa de juros em 0,75 p.p, atualmente no intervalo de 3,75% a 4% ao ano.
Leia aqui, na íntegra, do documento do Departamento de Comércio dos EUA.