Fed mantém juros nos EUA pela 8ª vez consecutiva e afirma que inflação fez progresso em direção à meta
BC dos EUA diz não achar apropriada a redução de juros antes de obter maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável para a meta de 2%
O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) decidiu manter sua taxa de juros inalterada pela oitava vez consecutiva, entre 5,25% a 5,50%. Embora a inflação tenha feito mais progresso em direção à meta de 2%, ainda permanece um pouco elevada. Recentes indicadores sugerem que a atividade econômica continua a se expandir em um ritmo firme, informa o comunicado da decisão, que foi unânime.
Segundo o documento, o mercado de trabalho desacelerou. A taxa de desemprego subiu ligeiramente, mas permanece baixa. “O comitê avalia que os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação continuam a caminhar para um mercado em equilíbrio. Embora o cenário seja incerto e o comitê está atento para os riscos existentes nos dois lados”, diz o texto do comunicado.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O Fed afirma que continuará dependente de dados para analisar o cenário em desenvolvimento e o balanço dos riscos. “O comitê não acha ser apropriado reduzir os juros antes de obter maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável para a meta de 2%”, diz o comunicado.
Com informações do Valor Econômico