Fed/Bostic: Expectativa de que BC dos EUA irá reduzir rapidamente os juros é equivocada
Presidente do Fed de Atlanta alertou que é muito cedo para dizer que inflação atingiu seu pico
O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, disse que o banco central dos EUA ainda tem algum caminho a percorrer no aumento das taxas de juros este ano e alertou que é muito cedo para dizer que inflação atingiu seu pico, embora ele tenha notado que há alguns sinais esperançosos.
“Todos nós, como formuladores de políticas, entendemos que a inflação é um grande problema e um desafio e faremos todo o possível para combatê-la”, disse Bostic em entrevista ao Wall Street Journal na quarta-feira. Bostic disse que não decidiu se o Fed deve aumentar as taxas de juros em 0,50 ponto percentual ou 0,75 ponto em sua reunião de política monetária no próximo mês como parte do combate para reduzir os altos níveis de inflação. Ele disse que “neste ponto, eu jogaria cara ou coroa entre os dois”.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Bostic observou que ainda há dados importantes sobre emprego e inflação antes da reunião, e que, se os dados permanecerem fortes e a inflação não diminuir claramente, “então isso pode justificar, você sabe, outro movimento de 75 pontos-base”.
Bostic, que não é membro votante do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) este ano, foi entrevistado enquanto os banqueiros centrais dos EUA e outros importantes formuladores de políticas estavam indo para a conferência anual de pesquisa do Fed de Kansas City em .
O presidente do Fed, Jerome Powell, deve fazer um discurso na conferência na sexta-feira, e os observadores estarão atentos a qualquer coisa que ele tenha a dizer sobre a reunião do Fomc de 20 a 21 de setembro, que provavelmente resultará em um aumento da taxa.
O tamanho desse aumento está em questão, pois as autoridades do Fed vêm debatendo o que o banco central deve fazer. O líder do Fed de St. Louis, James Bullard, disse ao Wall Street Journal na semana passada que, como a economia está tendo um bom desempenho e a inflação continua alta, ele estava inclinado para outro movimento de 0,74 ponro no próximo mês.
Assim como Bullard, Bostic gostaria de ver o aperto monetário do Fed concluído este ano, o que elevaria a faixa de juros dos fed funds para um intervalo entre 3,5% a 3,75% até o final do ano, acima de seu faixa atual de 2,25% a 2,5%. Bostic disse acreditar que a política monetária neutra provavelmente está próxima de 3%.
O formulador de políticas alertou que as expectativas de que o Fed possa reverter o curso em pouco tempo e reduzir as taxas em breve são equivocadas. Cortes rápidos nas taxas podem até ser contraproducentes para o esforço para reduzir a inflação, dado o impacto negativo que esse nível de incerteza da política monetária pode ter na economia, disse ele.
“Eu realmente vou tentar ser o mais resoluto possível, quando chegarmos a um nível que eu acho que seja o nível apropriado, para realmente ficar lá e analisar e avaliar cuidadosamente como nossas políticas estão fluindo pela economia”, disse ele.
Para Bostic, é de se esperar algum enfraquecimento na economia e “será muito importante resistirmos à tentação de sermos muito reacionários e realmente nos certificarmos de que a inflação esteja a caminho de 2% antes de tomarmos qualquer medida para aumentar a acomodação em nossa postura política”. O presidente do Fed de Atlanta estava otimista com as perspectivas econômicas e disse que espera que os aumentos das taxas não inviabilizem a expansão.
Ele vê um crescimento de cerca de 2% este ano e de 0,5% a 1% no próximo ano. Bostic acredita que os mercados de trabalho permanecerão fortes, embora seja possível que a taxa de desemprego de 3,5% aumente um pouco ao longo do tempo. Bostic também disse que a incerteza geopolítica decorrente da guerra da Rússia contra a Ucrânia e a perspectiva de problemas econômicos na China estão muito em seu radar. “Esses fatores podem realmente acelerar nossa desaceleração doméstica de maneiras que também significam que temos que fazer menos” com o aperto da política monetária, disse ele.