FMI se reúne para discutir nova ajuda à Argentina

Ainda não há consenso entre os membros do conselho sobre o valor do pagamento inicial, que é visto pelo governo argentino como essencial para manter a política econômica do presidente Javier Milei

O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) se reuniu nesta semana para discutir um novo programa de ajuda à Argentina, durante uma sessão informal em Washington, segundo relatos da mídia argentina.

Um dos temas centrais da reunião foi quanto dos US$ 20 bilhões do programa seriam desembolsados imediatamente.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Ainda não há consenso entre os membros do conselho sobre o valor do pagamento inicial, que é visto pelo governo argentino como essencial para manter a política econômica do presidente Javier Milei.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, disse em 31 de março que seria “razoável” que o país pedisse ao Fundo o desembolso de 40% do novo empréstimo já na primeira parcela.

Últimas em Economia

A expectativa do governo argentino era de que a proximidade ideológica entre Milei e o presidente Donald Trump facilitaria os trâmites para um novo acordo, porém o cenário se mostra mais complicado que o esperado.

Nesta semana, o enviado especial dos EUA para as Américas, Mauricio Claver-Carone, rechaçou a ideia de que o novo pacote de ajuda seria um cheque em branco e impôs condições para tal.

Claver-Carone quer que o governo de Milei se afaste da China e revise os compromissos financeiros com o país, em particular o swap de moedas que sustenta parte das reservas do Banco Central Argentino.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Argentina


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS