- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Ford cai 5% em NY após decisão judicial apontar esmagamento de vítimas em acidente com F-250
Ford cai 5% em NY após decisão judicial apontar esmagamento de vítimas em acidente com F-250
As ações da Ford registravam há pouco queda de 4,53% na bolsa de Nova York, cotadas a US$ 15,16, após uma decisão judicial condenar a companhia em US$ 1,7 bilhão por um acidente fatal envolvendo um modelo antigo de sua picape.
Após três semanas de julgamento, um júri na Geórgia determinou que a companhia deve ser punida por ter comercializado 5,2 milhões de picapes Super Duty, geração do modelo Ford F-250. De acordo com o tribunal, os veículos são “perigosamente fracos e vulneráveis” ante um capotamento.
Os advogados alegam que os modelos Super Duty vendidos entre 1999 e 2016 tinham uma falha de projeto nos tetos, e que a Ford à época sabia dos perigos.
Evidências apontam que as picapes foram reprovadas em testes internos da empresa e que em 2004 foi projetado um teto mais forte. O novo teto, porém, só foi comercializado a partir de 2017. A Ford identificou 162 ações judiciais referentes a esmagamento em modelos da F-250.
O processo foi movido pelos filhos de um casal que morreu em 2014, quando o Ford F-250 em que estavam capotou após o pneu dianteiro estourar. As vítimas teriam sido esmagadas dentro do veículo.
“Enquanto direcionamos nossos sentimentos à família Hill, não acreditamos que o veredito foi baseado em evidências e pretendemos recorrer”. afirmou a companhia. “Enquanto isso, nós não vamos litigar esse assunto por meio de notícias”.
A Ford afirma que o condutor dirigia o veículo com carga acima da capacidade total e que o casal usava os cintos de segurança incorretamente.
Leia a seguir