Funeral da rainha Elizabeth 2ª deve pesar sobre economia do Reino Unido em setembro
Plano para conter alta da energia e reunião para subir os juros estão paralisados
A economia do Reino Unido tem vacilado à medida que os preços da energia aumentam e o Banco da Inglaterra, o banco central, aumenta as taxas de juros. E o funeral da rainha Elizabeth 2ª em 19 de setembro não vai ajudar a melhorar esse quadro.
O feriado extra para a ocasião deve reduzir 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) de setembro, prevê Samuel Tombs na Pantheon Macroeconomics. Isso, por sua vez, pode levar o Reino Unido a uma recessão técnica, ou dois trimestres consecutivos de queda do PIB.
O funeral causará mais danos à economia do que o feriado que marcou o Jubileu de Platina da rainha, em junho, porque os setores de hospedagem e turismo não serão beneficiados, diz Tombs. No entanto, muitas empresas vão recuperar a produção perdida, como fizeram no início do ano, acrescenta.
Dados oficiais publicados na segunda-feira mostraram que a economia ficou estável nos três meses até julho, em comparação com os três meses anteriores.
A libra esterlina caiu 14% este ano, com as incertezas do mercado em relação às perspectivas de crescimento do Reino Unido, mas subiu 0,5% na segunda-feira, para cerca de US$ 1,17.
Leia a seguir