Governo está perto de divulgar atualização do NDC, de metas climáticas e de descarbonização

O governo está próximo de divulgar a atualização das metas climáticas e de descarbonização (NDC, na sigla em inglês), o que será feito após a conclusão de debates internos sobre as metas que cada segmento da economia terá que alcançar, disse nesta quarta-feira (09) Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério […]

Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor
Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor

O governo está próximo de divulgar a atualização das metas climáticas e de descarbonização (NDC, na sigla em inglês), o que será feito após a conclusão de debates internos sobre as metas que cada segmento da economia terá que alcançar, disse nesta quarta-feira (09) Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic).

Segundo ele, os maiores causadores de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera são o desmatamento e a agricultura.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O lançamento da indústria corresponde a 10% do total nacional e o segmento “está fazendo esforço para reduzir emissões”, de acordo com o secretário.

Rollemberg, que participou de painel no evento “UK & Brazik: Partners in Energy 2024”, realizado pela FGV Energia, afirmou que o governo está centrando esforços em áreas que possuem altos níveis de emissões. “Objetivo é definir as políticas públicas que serão lançadas [para auxiliar no atingimento das metas]”, disse.

Últimas em Economia

Para ele, será possível transformar o setor da economia com maior emissão de gases de efeito estufa num segmento com a maior redução.

Porém, salientou, há possibilidade de que as emissões líquidas da indústria venham a crescer em números absolutos, uma vez que o Brasil se desindustrializou nos últimos anos e busca fazer o caminho inverso, de se reindustrializar.

Embora preveja aumento das emissões industriais, Rollemberg avalia que as taxas de emissões frente ao PIB e frente à tonelada produzida deve ser menor a cada ano.

Rollemberg defendeu a criação de um mercado regulado de carbono e a estruturação de medidas como fundos de financiamento para projetos de descarbonização como medidas que podem reduzir custos de investimentos e reiterou o potencial de oportunidades do Brasil, dadas as vocações para a produção de energia verde.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS