IBGE vai a campo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares em novembro e medirá ‘uso do tempo’ dos brasileiros

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) vai a campo a partir de 5 de novembro, informou o IBGE. É a primeira vez que o instituto confirma o início da realização da pesquisa, que vinha sendo citada pelo presidente, Marcio Pochmann, como uma das iniciativas para as quais faltavam recursos suficientes.A POF é a base para […]

Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor
Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) vai a campo a partir de 5 de novembro, informou o IBGE. É a primeira vez que o instituto confirma o início da realização da pesquisa, que vinha sendo citada pelo presidente, Marcio Pochmann, como uma das iniciativas para as quais faltavam recursos suficientes.

A POF é a base para a definição da cesta de consumo das famílias, que é usada como referência nos índices de inflação.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A pesquisa é realizada por meio de questionários bastante detalhados junto a uma amostra de famílias brasileiras, que permite ao IBGE saber os hábitos de consumo da população. É pesquisado, por exemplo, quanto do orçamento é destinado a gastos com alimentos, roupas, medicamentos ou passagens de ônibus. Esta edição da POF também inclui um módulo que, de forma inédita, pesquisará o uso do tempo dos brasileiros.

“O IBGE inicia a realização da sétima pesquisa nacional sobre o orçamento e a estrutura de gastos familiares, cujos resultados, a serem tornados públicos em 2026, subsidiarão as políticas públicas do Brasil. Uma grande tarefa, fruto do inegável comprometimento dos ibegeanos e ibgeanas com a missão institucional, e que contou com recursos orçamentários extraordinários apoiados pelo presidente Lula e ministra [do Planejamento] Simone Tebet”, afirmou Pochmann.

Últimas em Economia

A pesquisa é realizada desde os anos 70, mas com períodos de intervalo entre uma edição e outra. A última POF – e que é a base para o atual IPCA – foi feita nos anos de 2017/2018.

De acordo com o gerente da pesquisa, Leonardo Oliveira, a F 2024/2025 tem dois objetivos principais: retratar o orçamento e a qualidade de vida das famílias no Brasil: “Gosto de pensar que ela retrata o dia a dia dos brasileiros na ponta do lápis”.

O IBGE dará uma entrevista coletiva nesta terça-feira (08) para detalhar como será sua organização em território nacional, quem deve participar e a importância deste levantamento para o país.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS