IBGE: Varejo volta a crescer com avanço de 0,8% nas vendas em janeiro
Com a alta, o setor encontra-se ainda 0,8% abaixo do patamar pré-pandemia
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou nesta quinta-feira (10) que o volume de vendas do comércio varejista no país cresceu 0,8% em janeiro na comparação com dezembro de 2021. Nos últimos doze meses, o varejo acumula alta de 1,3%.
Cinco das oito atividades pesquisadas tiveram taxas negativas em janeiro: tecidos, vestuário e calçados (-3,9%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,0%); móveis e eletrodomésticos (-0,6%); combustíveis e lubrificantes (-0,4%); e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%). Mesmo assim o varejo teve desempenho geral positivo puxado pelas atividades de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,8%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,4%).
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O setor encontra-se 0,8% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 6,5% abaixo do pico da série (outubro de 2020).
Estre as atividades que estão acima do patamar pré-pandemia, destacam-se artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (23,7%), material de construção (9,8%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,4%).
Últimas em Economia
Já as atividades de livros, jornais, revistas e papelaria (-35,5%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-14,1%) e combustíveis e lubrificantes (12,9%) ainda estão bem abaixo do nível pré-pandemia.