Ibovespa fecha em leve queda no 1º pregão do ano; alta da Petrobras reduz perdas

Depois de perder momentaneamente os 120 mil pontos, na mínima do dia, o Ibovespa reduziu a queda e passou a operar em estabilidade durante a tarde, impulsionado pela alta mais forte das ações da Petrobras e pelo recuo mais intenso dos juros futuros. O índice encerrou o dia com perdas de 0,13%, aos 120.125 pontos, chegando a tocar os 120.782 pontos, na máxima intradiária.

O dia é de menor liquidez nos mercados. O volume financeiro do índice na sessão foi de R$ 14,1 bilhões e de R$ 19,2 bilhões na B3. Os principais índices americanos terminaram o pregão em queda: o Nasdaq recuou 0,16%, o Dow Jones teve perdas de 0,36% e o S&P 500 caiu 0,22%

Entre as ações de blue chips, o destaque ficou para a Petrobras, que avançou em um dia de subida mais intensa dos preços do petróleo. No fim do pregão, os papéis PN tiveram alta de 1,60% e os ON avançaram 2,82%. Já os papéis da Eneva foram duramente penalizados na sessão e recuaram 9,31% com a publicação de uma portaria pelo Ministério de Minas e Energia que alterou regras para um leilão de capacidade para térmicas e hidrelétricas.

A quinta-feira também foi de divulgação da terceira e última prévia da carteira do Ibovespa, que irá vigorar entre 6 de janeiro e 2 de maio. Ações da Marcopolo (POMO4) e da Porto Seguro (PSSA3) entraram, enquanto os papéis da Alpargatas (ALPA4) e da Eztec (EZTC3) saíram.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Cursos Gratuitos para aprender a Investir

Acesse uma seleção de aulas de investimento com os maiores especialistas do mercado.

Powered by íon

Conteúdo logado