O Ibovespa sobe no início dos negócios de hoje, enquanto investidores analisam indicadores do mercado de trabalho no Brasil e a inflação medida pelo índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) nos Estados Unidos. Os dados divulgados nesta sexta-feira podem ajudar investidores a direcionar melhor suas apostas em torno dos próximos passos dos bancos centrais de ambos os países.
Por volta das 10h30, o Ibovespa avançava 0,29%, aos 133.395 pontos, com máxima intradiária de 133.408 pontos, e mínima de 132.842 pontos. O volume financeiro projetado para o índice no dia era de R$ 20,3 bilhões. No exterior, o S&P 500 ganhava 0,12% e o Stoxx 600 subia 0,33%.
Na liderança das altas do Ibovespa está SLC Agrícola ON, que sobe 3%, após atualizar projeções de produtividade. Em meio à valorização do minério de ferro, o papel ordinário da Vale avança 0,64% e ajuda a impulsionar o índice. Já na ponta negativa está Vibra ON, que cede 1,16%.
No mercado local, a taxa de desemprego de 6,6% mensurada pela Pnad Contínua é a menor da série histórica para um trimestre móvel encerrado em agosto, o que demonstra um mercado de trabalho aquecido.
O núcleo do dado de inflação americana subiu 0,1% em agosto em base mensal, em linha com o consenso, e desacelerando em relação a alta de 0,2% de julho. Participantes do mercado avaliam se os dados são suficientes para que o Federal Reserve (Fed) realize um novo corte de juros de 0,5 ponto percentual na próxima reunião.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir