- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Ibovespa sobe mais de 1% com apoio de bancos e Petrobras
Ibovespa sobe mais de 1% com apoio de bancos e Petrobras
Em um dia de alívio nos ativos domésticos, o Ibovespa sobe mais de 1% no início dos negócios desta segunda-feira, enquanto o mercado retira prêmios de risco à espera de anúncios de contenção de despesas pelo governo federal. Enquanto investidores esperam por novidades sobre ajustes fiscais, o índice é impulsionado hoje por ações da Petrobras, que se beneficiam da alta do petróleo no mercado internacional. Os papéis da Vale e do setor bancário, que sobem em bloco, também dão apoio à bolsa brasileira.
Por volta das 10h35, o índice avançava 1,17%, aos 129.624 pontos, com máxima intradiária de 129.128 pontos e mínima de 128.128 pontos. O volume financeiro projetado para o índice no dia era de R$ 15 bilhões. No exterior, o S&P 500 subia 0,09% e o Stoxx 600 ganhava 0,03%.
A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou sua viagem à Europa para se concentrar na agenda de cortes de gastos. Ainda hoje, ambos se reúnem com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para discutir as medidas e há uma expectativa de que um pacote de redução das despesas possa ser anunciado ainda hoje, de acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”. Assim, há certa confiança dos investidores para uma retirada de parte do prêmio de risco dos ativos domésticos, especialmente após o estresse de sexta-feira.
As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras avançam 1,28% e 1,04%, respectivamente. Os papéis ordinários de Vale ganham 0,52%, enquanto as units do BTG saltam 2,24% e a ação preferencial do Itaú sobe 1,67%. Em meio à queda dos juros futuros, Magazine Luiza lidera o pregão, com alta de 5,19%.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir