IF Hoje: Investidor deve ficar atento ao PIB dos EUA, petróleo e ruídos políticos no Brasil
Investidor deve olhar para cotação das commodities, notícias sobre casos de 'vaca louca' no Pará e os eventos políticos do dia
Hoje o mercado retorna à normalidade, mas ainda assim o volume de negócios pode ficar abaixo da média de outras semanas devido ao feriado de Carnaval. No exterior, os Estados Unidos divulgam o PIB do 4º trimestre e a inflação medida pelo PCE (Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal).
No Brasil, o lado político segue fazendo preço nos índices. Os supostos desentendimentos – desmentidos pelas partes – entre Fernando Haddad e Aloísio Mercadante são o ruído da vez. Hoje o ministro da Fazenda está em viagem para Bangalore, na Índia, onde participa de eventos da Agenda G20.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Commodities
O investidor deve ficar de olho no preço do petróleo, que ontem fechou em forte queda. Isso após a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve mostrar que o BC americano segue firme em sua missão de controlar a inflação nos EUA, por meio da alta de juros, o que pode pesar sobre a economia do país e fortalecer o dólar no exterior, dois fatores negativos para a commodity.
Agenda dos indicadores
Nesta quinta-feira, o volume de negócios ainda pode ficar abaixo da média de outras semanas.
Últimas em Economia
No Japão, por exemplo, será feriado do aniversário do Imperador Naruhito, que está no posto desde 1º de maio de 2019, após seu pai, o imperador Akihito, abdicar ao trono por problemas de saúde.
Em Cingapura e Hong Kong, sairão os dados de inflação (IPC) e do PIB do 4º trimestre e consolidado de 2022.
Na União Europeia, dados do índice de preços ao consumidor (IPC) de janeiro. As projeções do mercado são de inflação de 8,6% no acumulado de 12 meses e de queda de 0,2% em janeiro. O núcleo da inflação, que exclui gastos com alimentos, energia e combustíveis, está projetado para recuar 0,8% em janeiro e subir 5,2% no acumulado.
Nos Estados Unidos, o dado mais relevante, a divulgação do PIB do 4º trimestre e Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE). Além disso, o índice composto do Fed Kansas City e dados do estoque de petróleo e derivados.
As projeções médias do mercado são de alta de 2,9% no PIB do 4º trimestre, de elevação de 3,90% no núcleo do PCE, também do 4º tri, e de 200 mil pedidos de seguro desemprego.
No vizinho México, dados da inflação dos primeiros 15 dias de fevereiro, o IPC-15, com projeção de 0,39% no período e de 0,38% o núcleo.
Balanços do dia – ‘Vaca Louca’
Entre os balanços, apenas da produtora e exportadora de carnes Minerva (após o fechamento). O consenso do mercado aponta para lucro de R$ 373 milhões no 4º trimestre.
Ontem Minerva teve a maior queda da B3, recuando 7,92%, a R$ 11,40, após a notícia que o Ministério da Agricultura investiga um possível caso de “vaca louca” no Pará. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) confirmou um caso de encefalopatia espongiforme bovina — conhecida como doença da “vaca louca” — em uma pequena propriedade no sudeste paraense.
Mercado ontem
Na volta do Carnaval o Ibovespa caiu 1,85% pressionado por três grandes fatores. O primeiro foi a aversão ao risco externa, confirmada pela ata do FOMC que indicou novos aumentos de juros por lá, o que tira a atratividade das bolsas. O segundo fator foi o conflito entre Haddad e Mercadante, o ruído político da vez. E por último, e menos importante, o pessimismo refletido no boletim Focus.
A ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), que elevou a taxa de juros americana para 4,50% a 4,75% ao ano, apontou que os membros seguem com a convicção de levar a inflação para o centro da meta de 2% ao ano, dos atuais 6,4% aferidos em janeiro.
“O comitê busca alcançar o máximo de emprego e inflação à taxa de 2% no longo prazo. Em apoio a essas metas, o comitê elevou a taxa de juros e antecipa que os aumentos em curso na serão apropriados para atingir uma postura de política monetária suficientemente restritiva para retornar a inflação para 2% ao longo do tempo”, diz o documento.
O boletim Focus desta quarta de cinzas apresentou piora das expectativas de inflação, principalmente para 2025 e 2026.
A mediana das expectativas do IPCA de 2025 e 2026 subiram, respectivamente, 0,18 e 0,20 ponto percentual, atingindo 3,78% e 3,70% para o biênio. Para 2023 e 2024, ainda que em magnitude menor, as projeções também subiram, 0,10 e 0,02 p.p., respectivamente, atingindo 3,89% e 4,02%.
Em relação a Selic, um aumento de 0,25 p.p. para 2026, elevando de 8,50% para 8,75%, em reação às incertezas com o novo governo, seja na parte fiscal, seja na questão da independência do BC e da alteração de meta de inflação, apontou a Ativa Investimentos.
Litoral Norte
As equipes de resgate iniciam hoje o quinto dia de buscas na cidade de São Sebastião, no litoral paulista, após as chuvas que castigaram a região no último sábado. O número de mortos aumentou para 48 e 57 pessoas ainda estão desaparecidas.
Os trabalhos de buscas acontecem especialmente em bairros da costa sul da cidade de São Sebastião, como a Vila do Sahy, área que concentra a maioria das vítimas da tragédia, e Juquehy.
Estradas
Na Rio-Santos, o trecho até a Barra do Sahy está liberado. Entre os pontos interditados, há um ponto bloqueado totalmente na Praia Preta e outros nove com bloqueios parciais por causa de deslizamentos de terra, entre eles, o trecho de Maresias.
A Mogi-Bertioga segue completamente bloqueada, com previsão de ao menos dois meses para liberação.
Por fim, a rodovia dos Tamoios (SP-99), principal rota alternativa entre o litoral norte de SP e São Paulo , está liberada.