IF Hoje: Mercado reduz projeção do IPCA em 2022 de 6,82% para 6,70%, mostra Focus

Agentes reforçam a percepção de que o ciclo de aperto monetário acabou

Posto de combustíveis no Rio. Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo
Posto de combustíveis no Rio. Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

O novo Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Banco Central, mostra que os analistas do mercado financeiro reduziram pela nona semana seguida a projeção para o IPCA em 2022. A expectativa para a inflação oficial do país no fim do ano caiu de 6,82% para 6,70%.

A desaceleração tem sido puxada principalmente pela queda nos preços dos combustíveis, especialmente da gasolina. Para 2023, a previsão para o índice caiu de 5,33% para 5,30%.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Diante do alívio nos preços aos consumidores, o mercado reiterou a expectativa de que o ciclo de aperto monetário acabou. Os especialiastas avaliam que a taxa Selic deve encerrar 2022 nos atuais 13,75% ao ano. Já para 2023, permaneceu a previsão de corte dos juros básicos da economia para 11% ao ano.

O relatório Focus também aponta uma melhora na previsão para o PIB em 2022, de alta de 2,02% para uma expansão para 2,10. No entanto, para 2023, a estimativa para o crescimento da economia brasileira caiu de 0,39% para 0,37%.

Últimas em Economia

Já as previsões para o câmbio seguiram inalteradas. O mercado vê o dólar a R$ 5,20 em 2022 e 2023.

Eleições

Na corrida para a presidência da República, investidores repercutem o primeiro debate com candidatos, realizado ontem pelo pool Band, Folha de S. Paulo, UOL e Cultura. Faltam 34 dias para o primeiro turno. 

Agenda do dia 

8h25: Boletim Focus

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Banco Central


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS