- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- IF Hoje: Dados de emprego e imóveis no Brasil e nos EUA mostram quão aquecida está economia
IF Hoje: Dados de emprego e imóveis no Brasil e nos EUA mostram quão aquecida está economia
- Analistas estimam criação de 168 mil vagas de emprego no Brasil em novembro, acima das 159,5 mil de outubro
- Queda mensal nas venda de moradias novas nos EUA deve ter se reduzido em novembro
- Bolsas europeias têm leve alta em meio a cautela com o início do novo ano
Investidores nos mercados brasileiro e americano aguardam a divulgação, na manhã desta quarta-feira (28), de dados para entender aonde a economia dos dois países estão indo.
A situação de ambos é um tanto diferente. O Brasil está convivendo com taxas de juros altas há mais tempo, o que já teve efeitos de desaquecer a atividade econômica e segurar a inflação. Assim, o Banco Central parou em agosto de elevar as taxas. Nos EUA, o Fed (Federal Reserve, banco central americano) ainda está no meio do ciclo de elevação dos juros, lutando para desacelerar a alta de preços.
A estimativa dos analistas para os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Fazenda é de criação de 168 mil vagas de emprego no Brasil em novembro, acima das 159,5 mil de outubro. Para as venda de moradias novas nos EUA, a queda mensal deve ter desacelerado para 0,8% deve ter se reduzido em novembro ante 4,6% em outubro.
Bolsas no exterior
Os mercados acionários asiáticos encerraram a sessão desta quarta (28) majoritariamente em queda, no momento em que participantes do mercado começam a discutir o processo de reabertura da economia chinesa, que tem gerado um surto nos casos de covid no país. Esse movimento se soma, ainda, à alta firme dos juros globais, que pressiona os custos de empréstimo e impede uma valorização firme das bolsas ao redor do globo, além de pesar, em especial, sobre as ações de empresas de tecnologia.
Já as Bolsas europeias operam em alta. O processo de reabertura da economia chinesa é observado com atenção pelos participantes do mercado, assim como os surtos de covid no país, que têm gerado paralisações em alguns setores no curto prazo. Além disso, a retórica mais conservadora do Banco Central Europeu (BCE) dá apoio aos juros europeus, o que torna a taxa de desconto mais cara e impede uma valorização mais expressiva dos mercados acionários na Zona do Euro. Por volta de 8h55 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,42%, aos 429,78 pontos.
Agenda do dia
- 9h30 – Brasil: Índice de evolução de emprego do Caged (novembro)
- 12h – EUA: Vendas pendentes de moradias (novembro)
- 18h30 – EUA: Estoques de petróleo bruto (semanal)
Leia a seguir