IF Hoje: Dados de inflação e emprego no Brasil ajudam a cimentar opiniões sobre juros

Dados podem ajudar investidores a prever quando começam os cortes da Selic, atualmente em 13,75% ao ano

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Desde meados de julho, quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) havia registrado uma deflação de 0,68% em junho, o mercado financeiro vinha apostando que o Banco Central pararia de aumentar a taxa básica de juros Selic quando atingisse 13,75% ao ano, na reunião de setembro. As expectativas foram confirmadas, e as opiniões de que os juros vão continuar no atual nível pelo menos até o final deste ano estão bem firmes. Mas os investidores continuam acompanhando com atenção todos os dados econômicos divulgados para confirmar sua análise – ou mudar de posição rápido caso surja alguma perturbação no cenário.

O relatório trimestral de inflação, que o BC divulga na manhã desta quinta-feira (29), é muito aguardado. Traz sempre uma avaliação aprofundada de questões macroeconômicas globais e brasileiras, com projeções para o médio prazo.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Desta vez, o mercado quer saber se o BC acha que a tendência de arrefecimento dos preços é sustentável e os riscos para essa queda. Dependendo das informações, pode até começar a prever o início de um corte de juros.

Os dados de desemprego de agosto do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência, que também saem nesta manhã, vão contribuir para o ajuste de expectativas.

Últimas em Economia

Em julho, o Brasil criou 218.902 empregos formais, menos do que os 278.753 de junho. Quando o mercado de trabalho está aquecido demais, a pressão inflacionária aumenta.

Agenda do dia

  • 8h – Brasil: Relatório trimestral de inflação
  • 9h – Brasil: Reunião do CMN
  • 9h – Brasil: IGP-M (setembro)
  • 9h30 – EUA: Pedidos de seguro-desemprego (semanal)
  • 10h30 – EUA: Discurso de Jim Bullard, presidente da sucursal de St. Louis e membro do comitê de política monetária do Fed
  • 11h – Brasil: Caged (agosto)
  • 22h30 – China: PMIs industrial, não-industrial e composto (setembro)
  • 22h30 – Brasil: Último debate entre candidatos a presidente antes das eleições, na TV Globo
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Inflação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS