IF Hoje: Dados sobre economia dos EUA esquentam discussão sobre inflação e juros

O Fed, banco central americano, também divulga hoje a ata de sua última reunião de política monetária

Rua de Nova York, nos EUA - Foto: Tatiana Shyshkina/Unsplash
Rua de Nova York, nos EUA - Foto: Tatiana Shyshkina/Unsplash

Enquanto, no Brasil, os investidores aguardam ansiosamente as definições da equipe econômica do novo governo de Luiz Inácio da Silva (PT) e as negociações sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição, no exterior a preocupação continua sendo a inflação e os juros, que em alguns países estão em patamares recordes.

É o caso dos Estados Unidos. O índice de preços de referência da economia americana bateu 7,7% nos 12 meses encerrados em outubro, o maior em quase 40 anos. A meta anual do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) é de 2%.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Para tentar conter a inflação, o remédio é a taxa de juros. No início do mês, o Fed anunciou a quarta elevação consecutiva de 0,75 ponto percentual na sua taxa básica, que agora está no intervalo de 3,75%-4% ao ano, a mais alta desde janeiro de 2008. Nesta quarta-feira (23), sai a ata da reunião em que o comitê de política monetária tomou essa decisão, e o mercado financeiro poderá entender melhor como os membros estão analisando as perspectivas para os preços.

É um equilíbrio fino conseguir que os juros segurem a inflação sem desacelerar demais a economia. O fantasma da recessão assombra os americanos tanto quanto a disparada dos preços. Daí a importância dos diversos indicadores econômicos que serão divulgados ao longo do dia. Tem dados sobre o mercado imobiliário, o mercado de trabalho, e a atividade econômica. Esses números devem ajudar os investidores a ajustar suas expectativas para a inflação e os juros nos próximos meses.

Últimas em Economia

Agenda do dia

  • 6h – Zona do Euro: PMIs industrial, de serviço e composto da S&P Global (novembro)
  • 10h – EUA: Licenças de construção (mensal)
  • 10h30 – EUA: Pedidos de seguro-desemprego (semanal), pedidos de bens duráveis (outubro)
  • 11h45 – EUA: PMIs industrial, de serviço e composto da S&P Global (novembro)
  • 12h – EUA: Vendas de casas novas
  • 16h – EUA: Ata da reunião do comitê de política monetária do Fed
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS